Localizado no sul do Brasil Parna Aparados da Serra exibe belezas exuberantes
Inserido na região natural denominada comumente de Aparados da Serra, o Parque tem 13 141,05 hectares de área, fazendo fronteira tanto ao sul quanto ao norte ao Parque Nacional da Serra Geral.
Junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, situam-se os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, abrangendo uma área de aproximadamente 30.400 hectares.
O relevo da região é bastante particular, sendo caracterizado principalmente por desfiladeiros com paredões verticais de até 800 m de altura, onde abruptamente terminam os campos suavemente ondulados do planalto, como se estes tivessem sido “aparados” a faca.
O Parque
O Parque Nacional de Aparados da Serra é um dos mais antigos do Brasil, criado em 1959. É de responsabilidade administrativa do ICMBio.
O parque é aberto à visitação, com entrada permitida até às 14 horas e permanência até as 18 horas.
Durante a vigência do horário de verão, a entrada e a permanência na área estratégica Fortaleza e nas trilhas Borda do Fortaleza, bem como Mirante e Pedra do Segredo, são permitidas, respectivamente, até às 15 e às 21 horas.
Para observar melhor os Cânions, de acordo com os guias, é recomendado ir no inverno.
Também é possível fazer trilhas e conhecer a gastronomia e as adegas de vinhos na região.
Cânion do Itaimbezinho
O cânion do Itaimbezinho, um dos mais famosos do Brasil tem impressionantes 5.800km de extensão, 720 metros de profundidade e uma largura média de 600 metros.
O local foi sido há mais de 130 milhões de anos, devido a movimentações das placas tectônicas e erupções de magma basáltico.
Após a sedimentação das rochas, criou-se um ecossistema diverso, que inclui espécies da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias.
O nome “Itaimbezinho” tem origem tupi-guarani. “Ita” significa “pedra” e “Ai be”, afiada.
O cânion Itaimbezinho está localizado dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra, no município gaúcho de Cambará do Sul.
Para visitar o cânion, existem três trilhas:
- Trilha do Vértice: 1,5km de caminhada leve ida e volta avistando a Cascata Véu de Noiva e Cachoeira das Andorinhas. Abrange 20% do Cânion.
- Trilha do Cotovelo: 6 km de caminhada leve, abrangendo 70% do Cânion, com vários mirantes.
- Trilha do Rio do Boi: interior do Cânion. Deslocamento de 100km ida e volta. Extensão da trilha é de 8 km de nível intenso. Proporciona banhos em piscinas naturais e cachoeiras, travessias e caminhadas pelo leito do rio.
Trilha do Vértice
A Trilha do Vértice permite uma ótima vista das cascatas das Andorinhas e Véu de Noiva, além de uma bela visão do cânion.
Considerada de dificuldade leve, seu trajeto é quase todo plano.
Alguns trechos são de calçada, em meio a mata, o que torna a caminhada ainda mais agradável.
Na parte de terra, é possível transitar com bicicletas.
Trilha do Cotovelo
A Trilha do Cotovelo também é considerada leve, mas devido a probabilidade de neblina deve ser feita até às 15h00.
Nessa trilha, também é permitido passear de bicicleta.
Ao longo da trilha é possível observar a paisagem nos mirantes, e descansar nos bancos disponíveis em alguns trechos.
A vista do Cânion do Itaimbezinho e do Parque Nacional da Serra Geral é de tirar o fôlego.
Trilha do Rio do Boi
A Trilha do Rio do Boi, tem início a 15km da Morada e permite a visitação do canyon Itaimbezinho pela parte interna, entre seus enormes paredões.
O trajeto é de 14km no total, com duração média de 7h e para percorrer a trilha, é obrigatório o acompanhamento de um guia.
Durante a caminhada é preciso entrar no rio algumas vezes, e dependendo do volume de água, a altura da água pode passar dos joelhos.
Entretanto a maior parte do caminho por cima das pedras secas do rio. Em dias de cheia a trilha pode ser cancelada.
Além disso, durante o trajeto é possível aproveitar banhos em piscinas de águas cristalinas, tobogãs naturais e cachoeiras.
O destaque fica também para a fauna e flora de uma das regiões mais preservadas do Parque Nacional Aparados da Serra.
Fonte: ICMBio Tripadvisor