Parque Nacional do Caparaó: Montanhas para os amantes de aventuras

caparaó

O Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos preferidos dos amantes de montanhismo no Brasil

O Brasil possui diversas atrações para amantes da natureza e de aventuras. O Parque Nacional do Caparaó certamente é um desses locais.

Por decreto no ano de 1961, foi criado o Parque Nacional do Caparaó, em uma área de aproximadamente 33.000 hectares, com a finalidade de proteger principalmente os recursos naturais existentes e proporcionar atividades de ecoturismo em sua área.

O Parque

caparaó
Pôr-do-sol no Pico da Bandeira – Foto: Tripadvisor

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um destino procurado frequentemente pelos adeptos do montanhismo no Brasil.

Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

De acordo com alguns historiadores, a palavra Caparaó é indígena e significa Águas que rolam das Pedras”.

Entretanto, existe uma lenda que contradiz a história, atribuído a seguinte estória: Existiu no campo hoje o parque, um boi muito bravo, chamado Ó, que afugentava quem tentasse capturá-lo.

Fez-se um mutirão entre os boiadeiros e depois de muitos dias e de lutas, conseguiram vencê-lo e como prova de tal bravura, resolveram castrá-lo. Logo surgiu o boato: Caparam o Ó”.

Cachoeiras

caparaó
Vale Verde – Foto: Pelo Caparaó

Dentre as atrações do Parna Caparaó estão seis cachoeiras.

Algumas próprias para banhos refrescantes no verão, e de fácil acesso. Outras profundas e com certa dificuldade para acesso.

Acima de tudo, todas elas são belas e exuberantes.

São elas :
  • Cachoeira Bonita – O atrativo é formado por cachoeira com cerca 80m de queda, subdividida em dois degraus principais.
  • Cachoeira Da Farofa – Atrativo de grande interesse pela beleza da paisagem e diferentes tipos de formações vegetais no entorno, consiste em uma série de quatro cachoeiras associadas a poços de água muito límpida.
  • A Cachoeira do Aurélio – Cachoeira formada pelo rio São Domingos, com sequência de quedas e poços. Ao longo da trilha de acesso, encontram-se diferentes formações vegetais como por exemplo, floresta de porte baixo, campo de altitude e trechos alagados, especialmente nos meses chuvosos, com vegetação dominada por samambaias.
  • Cachoeira dos Sete Pilões – A cachoeira dos Sete Pilões fica próxima ao acampamento Macieira e pode ser acessada por uma trilha de 210m de extensão. Em seu percurso, existem vários poços praticamente circulares e com água de coloração azulada, que lembram pilões.
  • Vale Encantado – O vale é formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais e pode ser atingido facilmente por trilha com cerca de 400m, ou 10 a 15 minutos de caminhada. A vegetação do entorno é formada por campos de altitude com ocorrência de arbustos e, nos afloramentos rochosos, campos rupestres.
  • Vale Verde – Consiste em uma série de cachoeiras e poços naturais ao longo do Rio Caparaó, envolvidos por mata ciliar. A vegetação é secundária de Mata Atlântica com dossel a cerca de 15-20m de altura, em estado médio de regeneração.

Acampamentos

acampamento
Foto: Wikiloc

O Parna Caparaó possui locais para acampamento dos visitantes.

Eles estão localizados em pontos estratégicos do parque, no lado do Espírito Santo e próximo ao Pico das Bandeiras.

No Espírito Santos estão localizados os acampamentos Casa Queimada, Terreirão e Tronqueira.

O acampamento do Terreirão, próximo ao Pico da Bandeira, só pode ser acessado a pé pois é proibido a entrada e uso de animais de carga.

Facilidades para turistas

caparaó
Foto: ICMBIO

Os turistas têm acesso ao parque através de uma portaria no lado do Espírito Santo, bem como do lado de Minas Gerais.

Além disso, conta com duas portarias, igualmente como o centro de visitantes, cada uma em um Estado.

Ainda mais, os turistas podem apreciar trilhas em meio a Mata Atlântica, observar aves e a flora fanerogâmica.

Espécies ameaçadas de extinção como por exemplo, a onça pintada, a jacutinga, o gavião-real, a anta e o macuco vivem na região.

Ainda mais, 67 espécies de mamíferos, sendo o cachorro do mato, lobo-guará, mão-pelada, jacutinga, macaco-prego, bem como mais de 50 mil espécies de insetos, répteis e 64 espécies de anfíbios.

Picos

Caparaó
Pico da Bandeira – Foto: Almanaque Mineiro

Dentre os picos do Parque Nacional do Caparaó está o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais elevado do Brasil.

O Pico da Bandeira é o principal atrativo de recreação do Parque, frequentado principalmente nos meses mais frios e secos do ano por grande número de pessoas.

Assim, a principal atividade realizada é a subida ao Pico durante a noite e madrugada para ver o nascer do sol e, sendo assim, o período preferencial é aquele da lua cheia no mês de julho.  

Com 2.849 metros , o Pico do Calçado assemelha-se em vegetação e paisagem ao Pico da Bandeira, permitindo da mesma forma, o avistamento da cadeia de montanhas e dos vales do entorno.

Com 2.770 m de altitude,  O Pico do Cristal tem seu nome derivado da abundância de quartzo no local.

Apresenta paisagem de extrema beleza, e além disso, é considerado por alguns mais impressionante que o próprio Pico da Bandeira.

A vegetação é formada principalmente por bromélias e lírios sobre afloramentos rochosos.

Para visitar o Parque Nacional do Caparaó é necessário atender algumas regras do local, bem como agendamento prévio dos acampamentos.

E você gostou de saber mais sobre esse paraíso no sudeste do Brasil?

Escreve aqui nos comentários.

Fonte: ICMBIO Alto Caparaó

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos