O Coritiba FC anunciou um programa que amplia os compromissos com o meio ambiente e gestão do clube com as diretrizes do ESG
O Coritiba FC anunciou no dia 26 último, o seu programa socioambiental com foco em sustentabilidade, meio ambiente e ESG.
De acordo com a diretoria, a iniciativa faz parte da modernização da gestão do clube.
Programa ambiental
“Nossa Identidade Verde” é uma iniciativa que compõe o projeto de sustentabilidade e meio ambiente do clube.
De acordo com clube, o projeto faz parte do processo de modernização e qualificação da gestão coxa-branca, bem como medida para ampliar a sua adesão em ações e medidas de cunho social, ambiental e de governança.
Segundo Rodrigo Florenzano, gerente de relacionamento do time, a iniciativa traz uma nova carta de produtos e serviços aos sócios e torcedores.
Além disso, criando ativos importantes quando falamos de patrocinadores e investidores, pois cada vez mais as grandes empresas estão atentas às organizações que produzem de maneira responsável.
Gerenciamento de resíduos
O clube produz desde 2021, uniformes com material reciclado, e além disso fez uma parceria com a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica.
Essa parceria é um compromisso para dar amparo e promoção a proteção do maior remanescente contínuo do Bioma Mata Atlântica.
Da mesma forma, as mais de 6 toneladas de resíduos produzidos mensalmente no estádio Couto Pereira e no Centro de Treinamento da Graciosa, provenientes de jogos, treinos e demais atividades, são monitorados e destinados corretamente.
O objetivo do Coritiba é, principalmente, alcançar uma certificação ambiental inédita para o clube-empresa.
Juntamente com uma empresa de upcycling, cerca de mil peças de uniformes serão transformados.
Influência positiva
O presidente do Coritiba, Juarez Moraes, aponta que os clubes de futebol têm uma influência muito grande, e devem usar em favor de um planeta mais equilibrado.
De acordo com o vice-presidente do clube, Glenn Stenger, apesar do foco principal ser a formação de atletas para o futebol, a busca pela sustentabilidade é uma adequação da gestão coxa-branca e, aos poucos, eles pretendem influenciar os torcedores e demais apaixonados pelo esporte.
O manifesto prevê colocar ações em prática e trazer a agenda ambiental para dentro do Clube.
Como resultado, eles desejam principalmente corrigir, mitigar impactos e promover a defesa da biodiversidade.
Fonte: CFC