Entenda como funcionam as principais etapas para empreender no mercado ambiental
Empreender não é uma decisão fácil. Muitas dúvidas podem surgir, e por isso, analisar processos e entender os principais pontos de atenção do seu negócio são primordialmente importantes.
Um empreendedor tem que estar preparado para o mercado, detectando as inúmeras oportunidades, para tornar seu negócio um case de sucesso.
Para tornar este negócio um sucesso, é necessário que esse futuro empreendedor se qualifique, se apresente de forma adequada para o mercado.
Além disso, o empreendedor precisa identificar onde estão os consumidores dos produtos e serviços, quais são as empresas, ou seja, seu público alvo.
Nesse sentido, este artigo tem como objetivo principal, apresentar os cinco passos para empreender no mercado ambiental.
Passo 1 – Decisão de Empreender
Decidir empreender não é uma tarefa tão simples devido aos desafios do mercado.
Entretanto, ser dono do próprio negócio é um grande atrativo que impulsiona essa decisão.
É preciso conhecer o negócio, o assunto, o mercado, os produtos, os clientes daquele ramo em que você vai atuar.
Todos podem empreender, porém é necessário entender que é uma profissão como outra qualquer, leva tempo, tem que se preparar, estudar, passar por várias etapas.
E toda carreira ou atividade terá uma parte burocrática, chata e operacional que vai tomar 80% do seu tempo.
Passo 2 – Área de atuação
Uma vez que alguém decide empreender, normalmente uma área de atuação já é estabelecida.
Há várias áreas de atuação no mercado ambiental, como o consultor, representantes, gestor de resíduos, compostagem, educação ambiental, entre outros.
Ter uma área de atuação definida é importante porque dá um direcionamento do tipo de negócio que deverá ser elaborado.
Passo 3 – Pesquisa de Mercado e Planejamento
Após decidir uma área de atuação, ela passa a ser um objeto de pesquisa.
Assim, é possível conversas com pessoas que também atuam nessa área, fazendo network, além de entender por outra ótica o mercado que deseja empreender.
Essa pesquisa também pode ser feita por meio de plataformas digitais de busca, e atualmente é possível acessar todas as informações a respeito do mercado profissional almejado.
É fundamental que o empreendedor tenha um planejamento bem-organizado, porque é através do planejamento que se dá o contato com o universo empresarial.
Além disso, é uma oportunidade de conhecer o mercado a qual estará futuramente inserido.
Passo 4 – Plano Estratégico
Diante de todas as informações e atualizações coletadas sobre o mercado, é necessário traçar um plano para que o serviço proposto entre definitivamente no mercado.
O planejamento estratégico é o processo de documentar e estabelecer uma direção para sua empresa.
Com ele avaliamos onde estamos e para onde estamos indo.
O plano estratégico é o ponto de partida para qualquer pessoa que deseja abrir uma empresa, pois além de facilitar com que qualquer projeto saia do papel, contribui para que os resultados sejam sempre positivos.
Passo 5 – Execução
Logo após definir o plano estratégico, é hora de implementar tudo o que foi planejado, e trabalhar de acordo com o que foi estabelecido.
Diante de cada informação adquirida durante o percurso, é importante fazer a revisão e a atualização do plano estratégico.
Além disso, é muito importante reservar uma parte dos recursos do empreendimento para investir em ações de marketing, em divulgação de produtos e serviços, por exemplo.
Essas cinco etapas são necessárias para executar qualquer tipo de negócio, tornando o futuro empreendedor apto para executar a operação que almeja.
Assim, preparação, organização e planejamento são três princípios necessários para que essas cinco etapas sejam realizadas com êxito, fazendo com que o empreendedor ambiental se destaque no mercado.
Fonte:
Curso Empreendedorismo Ambiental. Portal Sustentabilidade.
Ministrado por Jaqueline Gomes – Engenheira Ambiental
Ministrado por Marcos Poiato – Diretor e Fundador da Poiato Recicla