O Parque Nacional de Saint-Hilare/Lange está localizado no litoral do Paraná
Criado em 23 de maio de 2001 por meio da Lei nº 10.227, o Parque Nacional de Sint-Hilaire/Lange está localizado no litoral do Paraná a apenas 100 km da capital do Estado, Curitiba, e a 40 km da cidade portuária de Paranaguá.
O nome do parque é uma homenagem ao naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que percorreu o Brasil no século XIX, e ao biólogo e ambientalista paranaense Roberto Ribas Lange.
Inserido na área-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e na Área de Proteção Ambiental Estadual de Guaratuba, protege principalmente um dos trechos mais bem conservados de Mata Atlântica no país.
Constitui ainda, pela sua posição geográfica e importância ecológica, um elo primordialmente importante na composição do Mosaico dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos do Litoral Sul de São Paulo e do Litoral do Paraná.
Serra
O Parque está situado na porção sul da Serra do Mar paranaense, e faz divisa com a baía de Guaratuba, com a planície litorânea e com o vale do rio Cubatãozinho.
Abrange regiões que variam por exemplo, de 10 metros sobre o nível do mar até as montanhas do maciço Serra da Prata, com altitudes superiores a 1.400 metros.
A região da Serra da Prata representa um dos últimos refúgios naturais da região, favorecendo assim a sobrevivência de espécies altamente especializadas.
Como resultado, a região apresenta um alto grau de endemismo e abriga diversas espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção.
Além disso, a vegetação é composta pela Floresta Atlântica, que é responsável pela manutenção do microclima da região.
Ainda mais, regular o regime hídrico dos cursos d’água e garantir a qualidade dos mananciais que abastecem o litoral do Paraná.
Atrativos
Morro do Cabaraquara
A beleza da região vem do contraste de ambientes entre os manguezais da baía de Guaratuba e a elevação abrupta do relevo da serra do mar, representada principalmente pelo Morro do Cabaraquara.
A vegetação está bem próxima da estrada que contorna o morro, assim o visitante pode desconectar do ambiente urbano tradicional e observar a variedade de bromélias e trepadeiras que ocupam os troncos e galhos de árvores típicas da Mata Atlântica.
Cachoeiras da Quintilha
As cachoeiras estão no curso do rio Brejatuba e o domínio da área ainda é privado.
A cachoeira Quintilha está localizada próximo ao limite do Parque, enquanto a Alto da Quintilha está inserida na Unidade de Conservação.
As cachoeiras estão localizadas no município de Paranaguá. Junto às cachoeiras é possível comprar bebidas, lanches e refeições. Os proprietários das áreas cobram uma taxa de entrada.
Cachoeira do Rio das Pombas
Essa cachoeira está localizada em Paranaguá, na Colônia Maria Luiza na propriedade do Mata Atlântica Park Hotel.
A atração é um conjunto de duas grandes quedas d’água no curso do rio das Pombas, manancial que abastece parte do litoral do Paraná.
O trajeto até as cachoeiras, conhecidas também como “salto da onça”, é feito por trilhas sinalizadas, com acompanhamento de funcionários do hotel.
Morro do Escalvado
O Morro do Escalvado, da mesma forma chamado de Morro das Margaridas ou do Teleférico, está localizado próximo ao centro de Matinhos e abrigou um teleférico que foi desativado em meados da década de 1990.
Para chegar ao topo, existe uma trilha com 800 metros, que está totalmente inserida no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
Do alto do Morro, o visitante tem uma ampla vista da orla marítima desde Guaratuba até o balneário Praia de Leste.
Trilha Salto do Tigre
A trilha para o Salto do Tigre está localizada em Matinhos, na Colônia Cambará. Esta trilha possui aproximadamente 2.200 metros de extensão.
O Salto do Tigre é uma sequência de três quedas no curso do rio Cachoeirinha.
Tanto a trilha como o Salto estão localizados em área particular e somente os oitocentos metros finais da trilha estão inseridos no limite do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
Salto Parati
Para chegar no Salto Parati , é preciso um barco de pequeno porte, partindo da comunidade do Cabaraquara ou do porto próximo ao centro de Guaratuba.
O trajeto, de cerca de 30 minutos até o porto do Parati, é feito pela Baía de Guaratuba, onde se pode observar o manguezal, garças, biguás e outras aves aquáticas, bem como pescadores artesanais e áreas de cultivo de ostras, além das montanhas que compõem o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
Uma caminhada de 15 minutos a partir do porto leva à comunidade do Parati e logo após, são mais 40 minutos para chegar em Salto.
Trilha da Torre de Prata
A trilha para o cume da Serra da Prata começa na região de entorno do Parque, no bairro Morro Alto, município de Morretes.
Com aproximadamente sete quilômetros de extensão, parte dela é muito íngreme, e assim exige grande esforço físico para completar seu percurso.
Dessa forma, a trilha é para praticantes de montanhismo ou pessoas com experiência em caminhadas de longa distância.
A administração do parque orienta os visitantes que planeje sua visita e informe-se sobre o local que pretende conhecer, como por exemplo os meios de acesso, o grau de dificuldade da trilha, infraestrutura existente nas proximidades, condições climáticas, restrições ou normas específicas.
Além disso, eles ressaltam a importância do turista levar de volta o lixo que gerou, pela preservação do meio ambiente, bem como o respeito aos moradores da região e as comunidades locais.
Fonte: Parna