Projeto em Cluj-Napoca é piloto de coleta seletiva e reciclagem, na Romênia
Os moradores de Cluj-Napoca, na Romênia, agora podem trocar recicláveis por passagens.
O projeto piloto iniciou na última segunda-feira (01), e conta com máquinas que fornecem os bilhetes de ida e volta, em troca dos recicláveis.
Transporte público
O primeiro coletor está localizado no Mercado Agrícola Zorilor, que recolhe, por exemplo, resíduos de embalagens de bebidas, vidro, plástico, alumínio e metal.
Em troca de 15 embalagens recicladas, os moradores de Cluj recebem uma passagem gratuita de ida e volta para o transporte público urbano.
Outro ponto de reciclagem foi instalado mercado de alimentos Flora no bairro de Mănăștur.
Parcerias
O projeto é uma parceria da Câmara Municipal de Cluj-Napoca em parceria com a Empresa de Transporte Público – CTP Cluj-Napoca bem como empresas do setor privado que têm instalações no município.
Além disso, o custo dos bilhetes emitidos gratuitamente aos cidadãos é suportado pela Terapia, uma empresa do grupo Sun Pharma.
O objetivo do programa é principalmente aumentar a reciclagem bem como educar a população para as questões ambientais, de acordo com Emil Boc, prefeito do município.
Recicláveis limpos
Para que a máquina receba os recicláveis, eles precisam atender condições de higiene e limpeza adequados.
Além disso, a máquina aceita alguns tipos específicos de embalagem, por exemplo, os recipientes de vidro podem ter no máximo 1,5 litros e os de PET no máximo 3 litros.
A máquina coletora emite um voucher com o resumo das embalagens depositadas, bem como a quantidade de bilhetes disponíveis para o resgate.
A cada 15 embalagens recicladas, o usuário pode trocar um bilhete com duas viagens de transporte público, nos pontos de venda ou nos centros de venda de bilhetes da CTP – Companhia de Transportes Públicos Cluj-Napoca.
O projeto pode se espalhar por toda a cidade, de acordo com o resultado do programa piloto.
Fonte: ABC News