A jovem Sydney Steenland viu na poluição plástica nos oceanos como uma oportunidade de empreender e educar
A jovem Sydney Steenland, atualmente vivendo na Malásia, enxergou na poluição plástica nos oceanos uma oportunidade para empreender e difundir a educação ambiental.
Sydney Steenland tem 16 anos, e vive em um barco com sua família desde pequena. A princípio essa condição de moradia se deu por causa de dificuldades financeiras.
Poluição Plástica
De acordo com Sydney, durante as viagens, ela viu com a família lugares incríveis e uma natureza requintada, mas também viu algumas coisas não tão belas, como plástico por toda parte.
Não importava o destino ou em que país eles estavam, ou mesmo a situação financeira da área, sempre havia plástico em todos os ambientes.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza , pelo menos 14 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos do mundo todos os anos.
O resíduo plástico é o tipo mais abundante de lixo marinho, representando 80% de todos os detritos encontrados em todo o mundo.
Espírito empreendedor
Assim, tendo visto a extensão da poluição plástica nos oceanos do mundo, Sydney pensou em maneiras de retirar esse lixo dos oceanos, além de educar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Com a ajuda de sua família, ela criou o projeto de empresa social, o Sea Monkey Project.
Juntos eles coletam os resíduos plásticos das praias e da água, que são transformados em novos produtos e materiais.
O Sea Monkey Project reciclou mais de 22.500 produtos e organizou cerca de 10.000 workshops educacionais.
Sydney e sua família criaram o projeto quando ela tinha 11 anos, ou seja, há 5 anos eles têm promovido a redução da poluição plástica.
O projeto
O projeto recicla plástico usando máquinas que a família constrói e distribui.
As máquinas são construídas usando projetos de código aberto de um designer industrial holandês chamado Dave Hakkens .
De acordo com Sydney, eles usaram a ideia de Dave Hakkens, e unificaram para diversos processos diferentes.
Assim, após muitos erros e tentativas, eles conseguiram criar sua própria máquina de reciclagem.
Upcycling
A máquina de upcycling tem três partes separadas; um triturador, que quebra grandes pedaços de plástico em flocos menores.
Uma extrusora, que derrete flocos de plástico criando plástico fundido e um injetor que injeta o plástico fundido nas cavidades do molde.
Como resultado, a máquina transforma o plástico que ninguém valoriza e transforma em itens que as pessoas podem usar no dia a dia.
Na Malásia, o projeto conta com 26 máquinas espalhadas por todo o país. Além disso, outras 57 máquinas estão espalhadas em 15 países ao redor do mundo.
A educação ambiental também fica por conta de Sydney.
Além de explicar o processo de reciclagem, ela incentiva as pessoas a reciclar.
Segundo a jovem, seu objetivo é conscientizar as pessoas para a questão da poluição plástica e da mesma forma, inspirar as pessoas a fazer a diferença em suas comunidades.
Fonte: Euronews