Pesquisadores da RMIT University usaram pneus para substituir o cascalho e a brita na produção de concreto
Cientistas na Austrália desenvolveram um método para substituir o cascalho e a brita na produção de concreto, usando pneus velhos.
A revista Resources Conservation and Recycling, publicou o estudo na última sexta-feira.
Reaproveitamento

Os resultados da pesquisa demonstram que as partículas de borracha reciclada, incorporadas no
concreto, conseguiram formar um composto resistente, de acordo com o Ph.D Mohammad Momeen Ul Islam, pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade RMIT.
O uso de pneu em concreto não é novo, mas essa pesquisa substituiu totalmente os componentes, como por exemplo cascalho.
Tentativas anteriores de substituir todos os agregados por borracha não tiveram sucesso. Isso porque resultaram em concreto fraco.
O concreto produzido pelos cientistas da RMIT University demonstrou durabilidade mesmo tendo o cascalho e a brita totalmente substituídos por pneus usados.
Restrições superadas

O “concreto verde” usa a borracha de pneus velhos no lugar de cascalho e brita.
Segundo a equipe que desenvolveu o material, o composto é mais leve e tem potencial para reduzir significativamente os custos de fabricação e transporte.
De acordo com o estudo, as restrições de décadas ao uso de grandes partes de borracha no concreto podem ser superadas.
A técnica envolve o uso de novos moldes nos quais o agregado graúdo de pneu é comprimido em concreto fresco que reforça as características do material.
Após testes bem sucedidos, a aplicação das descobertas segue, e os cientistas já buscam formas de aumentar a produção.
Benefícios ambientais e econômicos

Segundo o co-autor do estudo e líder da equipe, professor Jie Li, o processo de fabricação traz benefícios ambientais e econômicos.
Isso porque como a maior parte do concreto típico é agregado graúdo, substituir tudo isso por borracha de pneu usada pode, por exemplo, reduzir significativamente o consumo de recursos naturais e da mesma forma, abordar o grande desafio ambiental do que fazer com pneus usados.
Além disso, outra vantagem do concreto de pneus, é a redução dos custos de fabricação e transporte.
Como resultado, beneficia uma série de desenvolvimentos, incluindo projetos habitacionais de baixo custo em áreas rurais e remotas da Austrália e outros países ao redor do mundo.
O novo método é importante porque vai diminuir o envio desse resíduo aos lixões.
A Austrália proíbe a exportação de pneus usados, o que torna o novo método de reciclagem de pneus velhos ainda mais importante para o país.
Estima-se que até 2030, cerca de 1,2 bilhão de pneus inservíveis acabarão no lixo anualmente.
Fonte: Ekapija