Programa de capacitação e educação ambiental é voltado para jovens de 14 a 24 anos do Rio de Janeiro
Estão abertas as inscrições para o Programa Ambiente Jovem, idealizado pela Secretária de Estado Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com o INEA, no Rio de Janeiro.
A iniciativa irá contemplar 6.000 jovens de 16 a 24 anos, espalhados em comunidades do Estado.
Os jovens são capacitados por meio de aulas e oficinas para se tornarem agentes de transformação em seus territórios, além de receber uma bolsa auxílio de R$ 200,00.
Capacitação e visão empreendedora
O programa Ambiente Jovem favorece a inserção no mercado de trabalho formal, e da mesma forma, desenvolve uma visão empreendedora nos jovens que possibilite outras alternativas de geração de renda.
Além disso, um dos objetivos é o aumento na qualidade de vida dos envolvidos e suas comunidades, integrando esforços para garantir direitos e promover autonomia.
Assim, por meio dos incentivos e orientações recebidas, os jovens tem acesso mais rápido ao emprego formal, além da oportunidade de descobertas no âmbito do micro empreendedorismo.
Desenvolvimento Sustentável
O Ambiente Jovem, acredita que o engajamento e a qualificação dos jovens para lidar com os desafios socioambientais ampliam oportunidades profissionais e são determinantes para o desenvolvimento sustentável.
Os eixos temáticos são: Bioma da Mata Atlântica, Água, Florestas, Ciclos Biogeoquímicos e Mudanças Climáticas, Ciclo de Vidas dos Produtos e Sustentabilidade e Cidadania. Cada Núcleo de Pertencimento (NUP) do projeto é composto por 50 alunos.
A iniciativa busca estimular a mudança de olhar e hábitos sobre a imensa diversidade biocultural existente nos territórios de Mata Atlântica, bem como expandir uma postura de respeito pela cultura local e pela biodiversidade existente em suas comunidades.
Multiplicadores
Após a capacitação, os jovens terão conhecimento para se tornarem multiplicadores dos aprendizados no módulo de Educação para Sustentabilidade, ajudando assim suas respectivas comunidades a entenderem os impactos ambientais.
Dentre eles, por exemplo, consumo, desmatamento, descarte inadequado dos resíduos.
São 120 NUPs ao todo espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro, primordialmente em áreas de vulnerabilidade.
Em cada NUP, são 50 vagas, totalizando seis mil bolsas. O aluno que tiver por exemplo, a frequência mínima de 75% entre outros requisitos, receberá uma bolsa de R$200,00 por até oito meses
Os interessados podem se inscrever neste link.
Fonte: Programa AJ