Iniciativa oferece formação gratuita para os municípios mineiros de Itabirito, Nova Lima, Moeda e Brumadinho
A Coca-Cola FEMSA Brasil promove mais um ciclo de formação em Meio Ambiente e Sustentabilidade nos municípios mineiros de Itabirito, Nova Lima, Moeda e Brumadinho.
A iniciativa, realizada totalmente on-line, pretende capacitar moradores e professores para atuarem principalmente como multiplicadores na promoção de novas posturas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 29 de agosto, nesse link.
Aulas EAD
De setembro a novembro as aulas acontecem no período noturno, e o cronograma completo de todos os módulos está disponível no site da instituição.
O curso aborda os principais conceitos de sustentabilidade e questões socioambientais incluindo exemplos práticos de ações individuais e coletivas que favorecem o desenvolvimento sustentável local.
Dividida em três módulos, a formação trará temas como Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Além disso, as mudanças climáticas, unidades de conservação, biodiversidade, bem como o uso e gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental.
Educação Para a Sustentabilidade
Para ajudar os docentes a planejarem aulas com essa temática, será oferecido um módulo extra primordialmente para implementação de práticas pedagógicas voltadas à educação para a sustentabilidade.
Entre os objetivos da formação, realizada em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), está, por exemplo, a expansão do senso ético e de responsabilidade quanto ao consumo de recursos naturais e a diminuição dos impactos ambientais.
De acordo com Wanessa Scabora, gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, o curso apoia o desenvolvimento local ao favorecer a compreensão e a aplicação de práticas sustentáveis.
Isso tudo de maneira articulada à abordagem de tópicos contemporâneos fundamentais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A iniciativa propõe uma imersão em conteúdos bem como exemplos de práticas que podem inspirar transformações no cotidiano.
Segundo Gabriela Alem, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP, essa formação é um convite para que as pessoas ampliem seus conhecimentos sobre os grandes desafios do desenvolvimento sustentável, reconheçam alguns dos caminhos possíveis e se inspirem a agir.
Com informações de Sílvia Pires – Assessora de imprensa
** ** Este artigo foi produzido por um autor independente e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Sustentabilidade.