O exoplaneta TOI-1452 b está localizado a 100 anos-luz da Terra
Com brasileiro na equipe, astrônomos da Universidade de Montreal, no Canadá, revelam a descoberta de um exoplaneta coberto por água.
As descobertas do TOI-1452b, que está sendo chamado de “super-Terra” devido a suas características, foram publicadas na revista científica The Astronomical Journal.
Constelação Draco
O exoplaneta orbita duas pequenas estrelas de um sistema na constelação Draco, localizada a 100 anos-luz da Terra.
O TOI-1452 b, é um pouco maior que o planeta Terra. Sua localização, em relação à estrela que orbita por exemplo, é ideal para a existência de água na superfície.
De acordo com o astrônomo brasileiro José Dias do Nascimento, representante da UFRN no estudo, a descoberta representa um importante passo no entendimento da diversidade cósmica.
Além disso, ensinam o quão raro podem ser os parâmetros vitais encontrados aqui na Terra.
Planeta Oceânico
A equipe de astrônomos acredita que poderia ser um “planeta oceânico”, ou seja, completamente coberto por uma camada de água, semelhante a algumas das luas de Júpiter e Saturno.
A estrela hospedeira do TOI-1452 b é menor que o nosso Sol.
A densidade do planeta, entretanto indica que uma grande fração de sua massa é composta de material mais leve que o da estrutura interna terrestre, como a água.
Assim, os pesquisadores o chamaram de planeta oceânico.
Segundo Dias, esse planeta fora do nosso Sistema Solar já é considerado principalmente para a caracterização atmosférica futura com o telescópio James Webb.
A descoberta utiliza dados do SPIRou, instrumento caçador de novos mundos que utiliza a luz no infravermelho do Canadá – France – Hawaii Telescope (CFHT).
Esse instrumento está instalado no cume da montanha Maunakea, no Hawaii (EUA).
Fonte: CNN