O Planeta SPECULOOS-2c pode ter água em sua superfície e foi classificado como potencialmente habitável pelos cientistas
Uma equipe de cientistas anunciou a descoberta de um planeta que pode ter condições propícias à vida, sendo potencialmente habitável.
O planeta foi identificado pela NASA e pela Universidade de Liège através dos telescópios Search for habitable Planets EClipsing ULtra-cOOl Stars (SPECULLOS), instalados no Chile e em Tenerife, na Espanha.
Super-Terra
![planeta](https://portalsustentabilidade.com/wp-content/uploads/2022/09/design-destaque-43-1024x576.jpg)
De acordo com a revista Astronomy & Astrophysics, dois planetas com características parecidas com a da Terra foram descobertos.
Um deles se trata da Super-Terra, o Planeta SPECULOOS-2c. Uma Super-Terra é um planeta extrassolar com uma massa maior que a da Terra, entretanto, menor que a massa dos gigantes gasosos do Sistema Solar.
Ambos os corpos celestes recém-descobertos orbitam a estrela anã LP890-9, a cem anos-luz da Terra. O SPECULOOS-2c tem uma órbita de 8,5 dias ao redor da estrela.
Água em sua superfície
![planeta](https://portalsustentabilidade.com/wp-content/uploads/2022/09/design-destaque-44-1024x576.jpg)
De acordo com o co-autor do estudo, Francisco Pozuelos, a Super-Terra orbita muito próxima de sua estrela, a uma distância cerca de 10 vezes menor que a de Mercúrio ao redor do Sol.
Por esse motivo, a quantidade de radiação solar que o corpo celeste recebe é similar com a do nosso planeta, assim, caso a tenha uma atmosfera suficiente, o planeta pode ter água em sua superfície, o que significa uma grande chance de ser habitável.
Dessa forma, com as primeiras informações já descobertas, a nova missão dos cientistas é iniciar estudos sobre a atmosfera do planeta.
Oportunidade para estudos
![planeta](https://portalsustentabilidade.com/wp-content/uploads/2022/09/design-destaque-45-1-1024x576.jpg)
De acordo com Laetitia Delrez, astrofísica e líder da equipe da Universidade de Liège, a descoberta é uma oportunidade única para entender melhor as condições de habitabilidade em torno das estrelas menores e mais frias de nossa vizinhança solar.
Também se sabe que o planeta não tem rotação, o que significa que de um lado é sempre dia, e do outro, sempre é noite.
A expectativa é que o telescópio James Webb possa revelar mais informações, como por exemplo a presença de atmosfera e do que ela é feita.
Fonte: Exame Mundo Conectado