Com um clima de serra, mas com jeito de caatinga, o Parque Nacional de Ubajara possui uma beleza de contrastes
A paisagem do Parque Nacional de Ubajara (CE) é repleta de belezas e contrastes.
Composto por uma serra úmida e verdejante numa região semiárida, também conta com trechos de caatinga.
O Parque Nacional de Ubajara fica na cidade de Ubajara, no Ceará, uma das cidades da Serra da Ibiapaba.
A combinação de belezas naturais bem como as atrações de ecoturismo resulta em um parque exuberante em nosso país.
Área de Proteção Integral

O Parque Nacional de Ubajara é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral.
Localizado nos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, está aberto à visitação, e conta com uma beleza única e alguns atrativos como por exemplo, trilhas, mirantes, grutas, cachoeiras e teleférico.
O passeio de teleférico foi recentemente reinaugurado no dia 22 (vinte e dois) de Fevereiro de 2022, com acesso gratuito, e capacidade de quatrocentas pessoas por dia.
Passeio de Teleférico

O Teleférico é uma das atrações preferidas dos visitantes.
Suspenso em cabos de aço, faz um trajeto de 550 metros, entre a Estação Monte (Planalto) e Estação Gruta (Inferior próximo a Gruta).
O bondinho é utilizado pelos visitantes que pretendem visitar a Gruta de Ubajara, única aberta à visitação, e da mesma forma, para aqueles visitantes que pretendem, somente fazer o passeio no bondinho, apreciando as belezas naturais do parque.
O Teleférico é utilizado, também, pelos moradores da Distrito de Araticum, município de Ubajara, os quais utilizam principalmente como meio de transporte
Gruta Ubajara

Principal atrativo do Parque, leva o visitante a um cenário completamente diferente do vivido. Possui 1.120 metros de extensão já mapeados, dos quais, 450 metros estão abertos à visitação, com um desnível de 35 metros de profundidade.
O trajeto no interior da Gruta é iluminado por refletores, alimentados por energia elétrica. Além do teleférico, o acesso à gruta pode ser realizado pela trilha Ubajara Araticum.
Durante o trajeto o visitante pode contemplar a transição da mata úmida com a caatinga, bem como, aproveitar diversos atrativos do Parque como o Mirante da Gameleira, Arvorismo, Jardim das Samambaias, Cachoeira do Cafundó e Rio das Minas.
Mirante do Teleférico

Após a sua revitalização a estação superior do teleférico ganhou um belíssimo mirante o qual oferece ao visitante uma visão da encosta e das cachoeiras Cafundó, Gavião e Murimbeca.
É possível também observar o trajeto do teleférico entre as plataformas superior (Monte) e inferior (Gruta).
Centro de Visitantes

Neste atrativo pode-se conhecer a História de criação Parque Nacional de Ubajara; o registro cultural da região, como por exemplo, a lenda do pendurado e exposição do artesanato local.
O visitante pode ver , também, alguns registros arqueológicos e espeleológicos, como a réplica do crânio do Urso Fóssil, e a maquete 3D da Gruta de Ubajara.
Além disso, é possível apreciar a exposição de fauna por meio das caixas entomológicas e de registros fotográficos da herpetofauna da região.
Trilha da Samambaia
A Trilha da Samambaia é dividida em dois percursos, em que o visitante pode desfrutar de diversas paisagens, e praticar arborismo.
Nessa trilha se encontram o Mirante da Gameleira e a Cachoeira do Cafundó.
Mirante da Gameleira

Percorrendo aproximadamente 1.250 metros pela trilha da Samambaia chega-se ao Mirante da Gameleira que possui uma vista direta para a Cachoeira do Cafundó, onde o visitante pode se deslumbrar principalmente com um cenário panorâmico de grande parte da área do Parque.
Durante o trajeto o visitante é levado a passear em meio à floresta úmida e contemplar sua diversidade como Jardim das Samambaias.
Ainda mais, nesta região é possível se aventurar no Arvorismo que está localizado sobre o Olho d’água da Pedreira.
Cachoeira do Cafundó

Cachoeira mais visitada do Parque e a primeira da trilha do Circuito das Cachoeiras, está situada a borda dos paredões do Parque Nacional, nasce no encontro das nascentes do Riacho Bela Vista que entra na área da Unidade de Conservação.
Seu principal atrativo é uma bela cascata com piscina natural do cafundó, em seguida a queda de suas águas sobre os paredões de arenito que resulta numa paisagem impressionante com seus quase 90 metros de altura.
Ao chegar à cachoeira, o visitante pode se refrescar com um banho de água fria na piscina natural existente na área de visitação da cachoeira.
Cachoeira do Gavião

Atrativo bastante visitado durante bom período do ano, suas nascentes começam fora e se estendem em formações de novas dentro da Unidade de Conservação.
Suas corredeiras no percurso da Calha do Riacho Gavião desembocam nos paredões do Parque Nacional de Ubajara para formar a famosa Cachoeira do Gavião com sua exuberante queda de quase 100 metros.
Piscinas Naturais do Rio das Minas

Situado na depressão sertaneja da Unidade de Conservação, é nessa região que acontecem a recepção das águas que escorrem pelos paredões de arenito do Parque vindo das Cachoeiras do Gameleira, Cachoeira do Cafundó, Cachoeira do Gavião e Murimbeca.
Essas quedas d’água compõem a Bacia do Rio Ubajara que se formam maravilhosas piscinas naturais, proporcionando ao visitante um banho seguro e agradável.
Os passeios precisam de Condutores Credenciados na Gruta, os quais tem autorização do ICMBio, através do Parque Nacional de Ubajara, para realizarem a atividade.
E você já conhecia o Parque Nacional de Ubajara?
Escreve aqui nos comentários.
Fonte: ICMBio