Lançada em novembro de 2021, a missão DART tem como objetivo tirar o asteroide Dimorphos da rota
A missão Double Asteroid Redirection Test (DART), da NASA, está chegando ao fim.
No dia 26 de setembro, às 20h15min (horário de Brasília), acontece a última etapa da missão com transmissão ao vivo no canal do YouTube da NASA TV.
O anúncio foi feito no site oficial da agência espacial.
Desvio da rota

O DART é uma espaçonave projetada primordialmente para impactar um asteroide como um teste de tecnologia.
De acordo com a agência espacial, o asteroide Dimorphos não é uma ameaça para a Terra.
Entretanto, o sistema de asteroides é um campo de testes perfeito para a finalidade de mudar a rota de um asteroide.
Investigação importante

O DART é a primeira missão dedicada a investigar e demonstrar um método de deflexão de asteroides alterando o movimento no espaço através do impacto cinético, de acordo com a NASA.
Este método fará com que o DART colida deliberadamente com um asteroide alvo – que não representa uma ameaça para a Terra, e assim alterar sua velocidade e trajetória.
O alvo da missão é o sistema binário de asteroides próximos da Terra Didymos, composto pelo diâmetro de aproximadamente 780 metros (2.560 pés) “Didymos” e o menor, de aproximadamente 160 metros (530 pés) de tamanho “Dimorphos”, que orbita Didymos.
Objetivos da missão DART

A missão é um teste da NASA para medir primordialmente a capacidade de atingir um impacto cinético em um asteroide e observar a resposta.
Logo após o impacto com o asteroide alvo Dimorphos, uma equipe de investigação medirá o quanto o impacto mudou o movimento do asteroide no espaço usando telescópios na Terra.
Esta missão envolve a comunidade científica planetária internacional e abraça a cooperação mundial para abordar a questão global da defesa planetária.