Maringá é a primeira cidade no Sul Brasil a conseguir o reconhecimento junto a ONU
A cidade de Maringá recebeu na última quinta-feira (22), o prêmio de ′Cidade Árvore do Mundo′, concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day.
O prêmio, entregue ao prefeito Ulisses Maia, reconhece o compromisso com o meio ambiente bem como o trabalho de diversos servidores no plantio e manejo das 150 mil árvores.
Conquista de todos
De acordo com o prefeito Ulisses Mais, a conquista é de todos e , principalmente, dos servidores municipais, que trabalham diariamente para cuidar das áreas verdes do município e além disso, se dedicam na preservação do meio ambiente.
Desde 2017, um terço de toda a arborização urbana recebeu troca ou manejo. No período, cerca de 10% de todas árvores foram removidas, contabilizando mais de 15 mil.
Novas mudas foram plantadas no lugar das removidas, seguindo orientações principalmente do primeiro Plano de Arborização Urbana.
Viveiro Municipal
Anualmente, o Viveiro Municipal, berço da ′Cidade Árvore do Mundo′, produz mais de 20 mil mudas, garantindo dessa forma o verde na cidade.
O certificado foi entregue pelo representante da ONU, o secretário Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Cássio Bruffato.
De acordo com Bruffato, durante a visita a Maringá, ele constatou a efetividade das práticas exitosas da cidade para preservação do meio ambiente.
Preservação
A argumentação para defender o título para Maringá foi feita pela Secretaria de Limpeza Urbana.
Segundo o documento , a cidade possui 21 áreas de preservação ambiental. Destas, 14 são parques.
Ainda mais, são 90 praças e diversas calçadas ecológicas. Com uma floresta remanescente da Mata Atlântica, Maringá tem as árvores como patrimônio cultural.
Atualmente a cidade apresenta em média 150 mil árvores, de acordo com a secretaria.
Com o prêmio, Maringá está entre as 138 cidades no mundo reconhecidas pelo título e faz parte do seleto grupo que reúne metrópoles como por exemplo, Paris, Turim, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto.
Maringá é a maior ′Cidade Árvore do Mundo′ do Brasil e a segunda da América Latina em quantidade de árvores, além de ser a única reconhecida com o prêmio no Sul do Brasil, segundo a prefeitura.