Os abrigos de ônibus estão ganhando telhados com jardins no Reino Unido com o intuito de atrair abelhas e borboletas
Jardins nos telhados de abrigos de ônibus começam a aparecer nas cidades do Reino Unido e em toda a Europa, com o objetivo principalmente de atrair borboletas e abelhas.
Nos telhados, espécies como por exemplo morangos silvestres, papoulas e amores-perfeitos, são atrativos desses insetos polinizadores.
Crescimento no Reino Unido

Os telhados coloridos têm ganhado popularidade em todo o Reino Unido.
A cidade de Leicester lidera com 30 pontos de ônibus instalados desde 2021.
Da mesma forma, as cidades de Derby, Southhampton, Newcastle, Sunderland, Derby, Oxford, Cardiff e Glasgow adotaram os abrigos floridos.
Em Brighton 50.000 pessoas assinaram uma petição para ter o abrigo.
Florindo toda a cidade

O abrigo de ônibus tem uma vida útil de pelo menos 20 anos. Os que possuem o telhado vivo precisam ser especialmente projetados porque o solo é muito pesado, especialmente quando estão cheios de água.
Assim, a empresa responsável os instala apenas onde os abrigos precisam ser substituídos.
Flores nativas, como ervilhaca, tomilho, autocura e manjerona selvagem, foram escolhidas para atrair uma variedade de polinizadores, incluindo abelhas comuns, abelhas de cauda amarela, borboletas de pavão, pequenas borboletas de tartaruga e borboletas xadrez.
Além dos benefícios para a vida selvagem, os telhados também absorvem a água da chuva e dão uma pequena contribuição para compensar o efeito da ilha de calor urbana.
Restaurando o ecossistema

No início deste ano, um estudo que analisou respingos em placas de automóveis descobriu que o número de insetos voadores na Grã-Bretanha caiu quase 60% desde 2004, resultados consistentes com declínios registrados em outros lugares.
Utrecht, que foi a primeira cidade da Europa a ter paradas de ônibus de abelhas, agora tem mais de trezentas “paradas” de abelhas.
De acordo com Adam Clarke, vice-prefeito da cidade de Leicester, o projeto também está incentivando formas mais ecológicas de viajar, pois promovem a biodiversidade e trazem de volta esses importantes polinizadores.
Fonte: The Guardian