Localizado no sul da Bahia, o Parque Nacional da Serra das Lontras abrange florestas de baixada e de montanha
O Parque Nacional da Serra das Lontras está localizado nos municípios de Arataca e Una, no Sul da Bahia.
O complexo montanhoso da Serra das Lontras abrange florestas de baixada e de montanha.
Criado em 11 de junho de 2010, possui cerca de 11.343,69 hectares protegendo primordialmente os remanescentes de Mata Atlântica no estado da Bahia.
Complexo de Preservação
Juntamente com a Reserva Biológica de Una, forma um importante complexo de unidades de conservação dessa região do nordeste, que protegem as Florestas Costeiras da Bahia e seus notáveis índices de diversidade bem como espécies endemicas.
A região é caracterizada pelo tradicional cultivo de cacau em cabruca, um sistema agroflorestal que favorece principalmente a biodiversidade por estar associado a áreas de Mata Atlântica nativa.
Assim, as cabrucas, que são formas tradicionais de cultivo do cacau sob a sombra de árvores nativas, representam, além do seu valor social e histórico, uma forma de cultivo compatível com a conservação da biodiversidade nessa paisagem.
Importância biogeográfica
Com 11.336 hectares de Mata Atlântica, a UC tem elevada riqueza de espécies e significativa importância biogeográfica.
Entre a diversidade de paisagens naturais se destacam por exemplo, praias, floresta e serra.
Considerando a importância ecológica e as pressões existentes na Serra das Lontras, a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil – SAVE Brasil, definiu a área como prioritária de atuação e contribui, desde 2000, para a conservação da Mata Atlântica na região.
A área do parque abriga um dos maiores mananciais de água da região cacaueira, abastecendo principalmente as cidades de Una e São José da Vitória.
Biodiversidade
Na fauna, o Parque Nacional da Serra das Lontras são encontradas espécies muito raras, como por exemplo o macaco-prego-do-peito-amarelo e o mico-leão-de-cara-dourada.
O PARNA da Serra das Lontras é uma das últimas localidades com tamanho suficiente para proteger espécies de mamíferos de grande e médio porte na Mata Atlântica baiana.
Dentre as plantas, a área do parque abriga mais de 50 espécies restritas às florestas costeiras da Bahia das 735 espécies de angiospermas.
Da mesma forma, o PARNA da Serra das Lontras é um importante centro de endemismo da herpetofauna.
Na região existem 49 espécies de anfíbios e 51 de répteis. Duas espécies de anfíbios, Dendrophryniscus oreites e Crossodactylus septentrionalis ocorrem apenas neste PARNA.
Fonte: Wikiparques