Escolas Municipais em Campos dos Goytacazes incentivam reciclagem e coleta seletiva

campos

Programa Reciclagem na Rede contempla 15 mil alunos em 28 escolas municipais de Campos

Alunos das escolas municipais de Campos dos Goytacazes estão participando de um projeto que incentiva a reciclagem e a coleta seletiva.

O projeto Reciclar na Rede iniciado em maio deste ano, tem como objetivo despertar e promover a educação ambiental nas crianças e seus familiares.

28 escolas participantes

campos
Foto: Reprodução/Pexels

Com caráter interdisciplinar, a primeira etapa contemplou 28 escolas. Em cada unidade escolar foram coletados um container por semana, totalizando 504 containers de resíduos sólidos.

Cerca de 15 mil alunos do Ensino Fundamental estão sendo beneficiados nas unidades participantes.

De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a ideia é premiar a escola que mais se empenhar. Pais de alunos e familiares também estão sendo envolvidos diretamente na proposta.

Participação ativa dos alunos

reciclagem
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com a coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT), e coordenadora do projeto, Ísis Vivório, as escolas têm se destacado na coleta bem como na execução de atividades diversificadas e relacionadas com o projeto.

O objetivo, segundo Ísis, é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem.

Além disso, promover a maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.

Atividades Interdisciplinares

campos
Foto: Reprodução/Pexels

Todas as áreas do conhecimento estão sendo trabalhadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física.

Além disso, o projeto promove oficinas, palestras, gincanas, dinâmicas, alternando entre atividades virtuais e presenciais. Os alunos podem entender exatamente o caminho que percorre o lixo e conhecer todo o processo de descarte e reciclagem, de acordo com a coordenadora. 

Karla Borges, Diretora da Escola Municipal Sagrada Família, Karla Borges, aplaudiu a iniciativa.

Ela ressalta que o Projeto Reciclar na Rede tem proporcionado uma interação entre os professores, alunos e família.

Além disso, a aprendizagem acontece de forma significativa em que os alunos se tornam protagonistas da aprendizagem formando cidadãos críticos e conscientes com os próprios atos na busca por um meio ambiente mais sustentável para as gerações futuras.

As crianças aprendem na escola, e levam todas as informações para dentro de casa, compartilhando com os pais.

De acordo com Maria Aparecida Magno, mãe de uma aluna da escola Sagrada Família, a experiência com a filha, através do projeto, foi uma maior conscientização no descarte do lixo doméstico, no qual ela agora separa e identifica de acordo com sua classificação.

Assim Maria acredita que o projeto é fundamental para criar novos hábitos e um olhar mais consciente para aquilo que descartamos.

Para o diretor da Escola Municipal Wilmar Cava Barros, Diego Pani Cordeiro, o projeto foi muito importante para unidade escolar e o desenvolvimento ambiental das crianças.

Ele comenta que os alunos aprendem na escola e levam para vida.

Além disso, eles tornam-se cidadãos com hábitos de consumo consciente, influenciando aos que estão ao seu redor a reutilizar, descartar e reciclar materiais consumidos no seu dia a dia, seja em casa ou na escola.

Fonte: CG.RJ

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos