Mostra traz meio ambiente como tema e trabalhos podem ser vistos até novembro
O Centro Cultural do Rio de Janeiro exibe a mostra ‘Mentes Verdes’ até o dia 19 de novembro.
A mostra chega principalmente para propor debates e levar o público a refletir sobre o meio ambiente e sua importância.
A produção cultural é de Augusto Herkenhoff, curadoria de Cota Azevedo e Isabela Simões e conta com a participação de artistas do Coletivo Zagut.
Arte para conscientizar
De acordo com Cota Azevedo, falar sobre o ecossistema e as situações do meio ambiente é uma pauta constante da arte, seja ela com o agente reutilizando materiais, ressignificando ou da mesma forma, em situações mais urgentes sobre a questão climática de forma micro ou mundial.
Os visitantes poderão passear pelas obras de mais de 100 artistas em um espaço externo do Centro Cultural.
A curadora acrescentou que, na arte contemporânea, é possível observar as reflexões que envolvem o ecossistema com foco em questões socioculturais bem como em política climática.
COP 27
A mostra é um aquecimento para a COP 27 que acontece no Egito, durante o mês de novembro, onde líderes mundiais estarão debatendo questões climáticas e primordialmente, pensando em soluções para reduzir o impacto do aquecimento global.
Segundo Costa, os artistas foram escolhidos com o objetivo de trazer uma ideia de construção, de pensar o novo, pensar principalmente sobre a sustentabilidade.
Como alerta para a situação ambiental, a exposição ‘Mentes Verdes’ terá três ações diferentes.
Começando pela exposição das obras por mais de 40 dias no pátio do Centro Cultural Correios.
Visibilidade das condições climáticas
A segunda etapa será no dia da abertura da COP 27 e a terceira ocorrerá no encerramento do evento. De acordo com a organização, as obras e as ações também poderão ser vistas por meio de um catálogo de arte, em formato de livro, em plataforma editorial, bem como em galeria virtual.
Segundo Zagut, a proposta da mostra é de integração e discussão sobre a temática, assim, foram distribuídos em várias ações para ampliar a fonte de debate e trazer para o público a ideia interativa de pensar junto com vários artistas.
Na visão da curadora Isabela Simões, as artes vêm dando visibilidade a essa preocupação com o clima e as condições do meio ambiente, sendo tema recorrente de obras e exposições, inclusive da Zagut.
Ela acrescenta que as obras mostram principalmente a necessidade de uma convivência harmoniosa entre o homem e o meio ambiente.
O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro está instalado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no centro da cidade.
A visitação pode ser feita de terça a sábado das 12 às 19h, e a mostra tem entrada é gratuita e classificação livre.
Fonte: EBC