Localizado no Estado de Pernambuco, o PARNA do Catimbau preserva uma das últimas áreas da Caatinga
O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, está localizado no Estado de Pernanbuco.
Criado em 22 de agosto de 2002, abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano.
O parque é o segundo do estado, ficando atrás somente de Fernando de Noronha. Catimbau preserva principalmente uma das últimas áreas da Caatinga.
Belezas únicas
O parque apresenta beleza paisagística, formações e abrigos naturais e além disso, diversificada flora e fauna características do bioma caatinga, único no mundo.
Os vestígios arqueológicos, seja em enterramentos, registros rupestres ou da mesma forma, material lítico são uma das principais motivações para o turismo pedagógico, ecológico e cultural, que ocorrem na área de conservação.
É formado por montanhas de topo suave, e por isso acredita-se que o nome Catimbau provenha de “morro que perdeu a ponta”, no entanto a versão mais aceita entre os que estudam a etimologia da palavra “catimbau” é que ela provém do termo “catimbó”, ritual realizado por pajés e rezadores com ascendência indígena.
Os rituais com danças e rezas eram realizados para curar as mais diversas doenças do corpo físico e do espírito, sendo assim o termo Vale do Catimbau significa hoje Vale da Reza e da Cura.
Importante Sítio Arqueológico
O Parna Catimbau é um dos mais importantes conjuntos de sítios arqueológicos do país.
É considerado por exemplo, como um dos caminhos de dispersão dos povos da Serra da Capivara, no Piauí, teoria baseada nas semelhanças entre os sítios arqueológicos estudados, onde observa-se a chamada tradição Nordeste, apresentando figuras humanas com um tamanho que varia entre cinco a quinze centímetros, em movimentos que remetem a luta, a caça, a dança e o sexo.
Um dos sítios arqueológicos mais importantes é o de Alcobaça, localizado em um paredão rochoso em forma de anfiteatro.
Bioma exclusivo
O local, situado entre o agreste e o sertão pernambucano, preserva principalmente uma das últimas áreas da caatinga do Brasil, bioma exclusivo de nosso país.
Dentro do parque há diversos pontos de visita, como por exemplo a Pedra Furada. Acredita-se que há milhares de anos o local onde fica a Pedra Furada era coberto pelo oceano e que a pedra se furou a partir da erosão causada pelo vento e pela água das chuvas. O Vale do Catimbau possui elevações com altitude de até 900 metros.
O Parque Nacional do Catimbau tem aproximadamente duas mil cavernas e além disso, 28 cavernas-cemitério dos primeiros habitantes da região.
Pesquisadores acreditam que os antigos habitantes do parque eram grupos do Período Holoceno, civilização anterior ao desenvolvimento da agricultura, que moravam em cavernas.
Gostou de conhecer um pouco sobre o Parque Nacional do Catimbau?
Escreve aqui nos comentários!
Fonte: Wikiparques Vale do Catimbau