Oslo está liderando o caminho para o transporte sustentável com balsas eletrificadas e ônibus elétricos
Oslo, capital da Noruega, está a caminho de se tornar a primeira capital do mundo com um sistema de transporte público totalmente elétrico .
A capital norueguesa, espera atingir esse objetivo até o final de 2023 como parte de seu objetivo de se tornar a primeira cidade totalmente livre de emissões até 2030.
Economia e meio ambiente
A transição do transporte envolve a substituição dos ônibus movidos a diesel da cidade por 450 elétricos.
Dessa forma, espera-se que o programa de 500 milhões de coroas (48 milhões de euros) economize dinheiro para a cidade a longo prazo.
De acordo com Sirin Stav, vice-prefeito de Oslo, a manutenção é mais barata, também é mais barata para os operadores dos ônibus elétricos. Assim, a cidade e o meio ambiente ganham.
Na última licitação da cidade, os ônibus elétricos foram 5% mais baratos que os equivalentes a diesel.
Iniciativas sustentáveis
De acordo com Ingvild Roerholt, consultor para questões de transporte do grupo ambientalista norueguês ZERO, a implantação dos ônibus elétricos, é um grande passo para a cidade.
Oslo, com cerca de 700.000 habitantes, já eletrificou a maioria das balsas que cruzam o fiorde em que está localizada. Também possui uma extensa rede de bondes e ciclovias, sendo assim, uma cidade sustentável.
O programa de ônibus eletrônico da cidade ocorre em meio a um esforço global das principais cidades do mundo para tentar reduzir a poluição do ar.
Enquanto governos e ativistas se preparam para a cúpula climática da ONU COP27 no próximo mês no Egito, Stav encoraja outras cidades a seguirem o exemplo de Oslo.
Fonte: Euronews