O nome do parque é uma homenagem a uma das mais importantes obras literárias brasileiras, o romance Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa
O Parque Nacional Grande Sertão Veredas está localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, com sede localizada no município de Chapada Gaúcha.
O nome do parque é uma homenagem a João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores da literatura brasileira, cuja obra-prima foi Grande Sertão: Veredas, onde destaca a luta dos sertanejos.
Preservação Ambiental
O PARNA Grande Sertão Veredas possui uma área de 231.668 hectares. O perímetro do parque é de 282.341,956 metros.
Estudos realizados entre 1987 e 1989 pela Fundação Pró Natureza – FUNATURA identificaram no território uma excepcional importância ecológica (biodiversidade e recursos hídricos) e cultural que necessitava ser preservada, principalmente por não haver nenhuma unidade de conservação em toda a região conhecida como Gerais, do bioma Cerrado.
O parque preserva parte do planalto chamado Chapadão Central, que divide as bacias dos rios São Francisco e Tocantins. A vegetação é dominada pelo cerrado, fazendo do parque o maior do país com essa predominância.
Além de proporcionar a proteção de diversas espécies da flora e da fauna, algumas ameaçadas de extinção, e de ecossistemas típicos do Cerrado, o Parque objetiva, também, a pesquisa científica, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o estímulo ao desenvolvimento regional em bases sustentáveis.
Fauna e Flora
A Unidade de Conservação preserva diversas espécies ameaçadas de extinção, como por exemplo, o cervo-do-pantanal, rato-de-espinho, lobo-guará, gato-maracajá, gato-palheiro, pato mergulhão, entre outros.
O buriti e o xiriri (ou buritirana) são os grandes destaques na vegetação local.
A vegetação é dominada pelo cerrado, fazendo do parque o maior do país com essa predominância. Há inúmeras veredas, onde podem ser encontrados os buritis. São comuns o pacari e o ipê-amarelo, palmeiras, buriti, gabiroba, pequi, faveiro, cagaita, cajuí, mangaba e aroeira.
Entre as aves, destaca-se a presença de araras canindés e vermelhas, emas, águia cinzenta, socó boi escuro, gavião-de-penacho, papagaio-curau, ararinha, gavião-asa-de-telha.
Atrativos
O Parque pode ser visitado durante o ano todo. Normalmente, o período de seca vai de maio a outubro e as chuvas se estendem de novembro a abril.
Dentre os atrativos, estão diversas veredas, além de cachoeiras e trilhas.
Os principais atrativos são o Mirante da Seriema, a Cachoeira e trilha do Mato Grande, o encontro entre os Rios Preto e Carinhanha (rio que divide os estados de Minas Gerais e Bahia) e a Vereda do Santa Rita e encontro com o Rio Preto.
O IMCBio alerta para as recomendações para visitar o parque, e todas as informações pertinentes podem ser acessadas nesse link.
Parque Nacional Grande Sertão Veredas, mais uma das maravilhas brasileira.
Compartilhe com seus amigos que apreciam a natureza e o meio ambiente.
Fonte: ICMBio