Projeto ‘Descarte Solidário’ coleta eletrônicos em Volta Redonda

descarte de eletrônicos

Ação socioambiental e econômica tem como objetivo o descarte correto dos eletrônicos bem como incentivar a economia circular

O Rotary Club Volta Redonda realiza no próximo sábado, dia 22, mais uma edição do Programa Descarte Solidário de Resíduos Eletrônicos e Pilhas.

A ação socioambiental e econômica, tem como objetivo principalmente orientar para o descarte correto destes resíduos, bem como implementar a economia circular.

Proteção do meio ambiente

descarte de eletrônicos
Foto: Rotary Club de Volta Redonda Norte

De acordo com o presidente da comissão de saúde e meio ambiente do Rotary, Anderson Ferreira de Oliveira, esta é uma oportunidade para a população levar seus aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas, baterias, cartuchos de impressoras, entre outros.

No local, somente as lâmpadas fluorescentes, vapor, metálica, sódio e mercúrio ou incandescentes não serão recebidas. Esse material é altamente contaminante e deve ser descartado conforme determina a Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Este é um projeto socioambiental que visa a proteção do meio ambiente para que esses produtos sejam descartados corretamente e não contaminem o solo e não atinjam o lençol freático, ressalta Anderson.

Ação socioambiental

eletrônicos
Foto: Rotary Club Volta Redonda Norte

Toda renda dos materiais coletados será revertida para instituições sociais.

Segundo Anderson, o projeto é Programa de Logística Reversa que garante todo material reciclado e utilizado como matéria prima na fabricação de diversos outros equipamentos, além do uso como matéria prima na fabricação de novos produtos deixam de ser extraídos toneladas de minerais da natureza.

Implementando assim, a economia circular, contribuindo com o meio ambiente e com instituições na cidade que trabalham com benemerência.

Expectativa de expansão

Participação da Engenheira Ambiental Jaqueline Gomes no Projeto ‘Descarte Solidário’ em 2021

O projeto atua em todo o estado do Rio com expectativas de atender a todo Brasil.

De acordo com Anderson, das 26 ações já foram coletadas mais de 300 toneladas, o que gerou R$ 80 mil revertidos para instituições do Sul Fluminense.

Além disso, esses resíduos tiveram uma destinação correta, deixando de ir para aterros sanitários.

A economia circular, permite que os materiais voltem para cadeia produtiva agregando valor a esses resíduos que seriam descartados como lixo, ou seja, riqueza desperdiçada.

A coleta acontece no próximo sábado, dia 22 de outubro, na Praça Brasil, das 9 às 15 horas, em Volta Redonda.

Quer saber mais sobre a Logística Reversa de Resíduos Eletrônicos?

Nessa live do Instagram Jaqueline Gomes, Engenheira Ambiental e Diretora de Conteúdo do Portal Sustentabilidade, e Anderson Ferreira de Oliveira falam a respeito desse tema. Assista aqui.

Fonte: Rotary Club Volta Redonda Norte – Com informações de Anderson Ferreira de Oliveira – presidente da comissão de saúde e meio ambiente do Rotary Club.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos