Diante do cenário atual, o documentário levanta questões que fazem a diferença para a humanidade
O dia 13 de outubro de 2022 (quinta-feira) ficará marcado para sempre na história do Portal Sustentabilidade e na história da empresa Poiato Recicla. Data essa de lançamento do Documentário “O Renascer das Cinzas – O Outro Lado do Resíduo Mais encontrado na Natureza”.
A promessa de uma live de pré-lançamento, uma hora antes do lançamento, transmitido ao vivo pelo Instagram do Portal Sustentabilidade, no perfil @portal.sustentabilidade, pegou o público de surpresa, causando muitas expectativas.
A live exclusiva contou com a participação de todos os envolvidos no documentário para falar sobre os bastidores da produção.
Gerenciamento de resíduos
Jaqueline Gomes, contou com a presença do Fundador da Poiato Recicla, Marcos Poiato, a Coordenadora da Oficina de Papel do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Kátia Rodrigues, e contou com a Gerente HSE Latam da Prysmian, Jéssica de Marais.
Com depoimentos e relatos sobre os bastidores do documentário, todos contaram como foi a experiência de fazer parte de uma grande produção que faz um alerta sobre os impactos ambientais que a bituca de cigarro descartada de forma inadequada causa no meio ambiente.
Logo após a live, através do canal do Portal Sustentabilidade no YouTube, entrou no ar o documentário, Renascer das Cinzas – O outro lado do resíduo mais encontrado na natureza.
Ensinamentos valiosos
O Renascer das Cinzas reúne uma tecnologia patenteada pela Universidade de Brasília (UNB) o case de sucesso da Poiato Recicla que implementa a tecnologia em escala industrial, onde transforma a bituca de cigarro em uma massa celulósica e mostra projetos transformadores que performam em cima da massa celulósica doada pela Poiato Recicla.
Os números impressionam, pois mais de 120 milhões de bitucas já foram recolhidas da natureza e transformadas em massa celulósica.
Segundo a Universidade de São Paulo (USP), duas bitucas de cigarro, misturadas em um litro de água, geram o equivalente a um litro de esgoto, haja vista que cada brasileiro fuma em média dezessete cigarros por dia.
O resíduo mais encontrado na natureza
É importante destacar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU), a bituca de cigarro é o resíduo mais encontrado em ruas, calçadas, praias, mares e oceanos.
Para se ter uma ideia dos malefícios desse resíduo no meio ambiente, há estudos científicos que indicam que a bituca possui mais de 7 mil substâncias tóxicas, inclusive evidenciadas pela ONU.
Outros estudos indicam que o cigarro apresenta 8.380 toxinas e que pelo menos 80% das bitucas são descartadas em oceanos, prejudicando as águas e a vida marinha.
Diante disso, a principal missão do documentário é apresentar os impactos que o cigarro causa no meio ambiente, já que olhos humanos não estão atentos a isso, haja vista que o costume é atrelar os cigarros ao mal que causa a saúde.
Avanços significativos
Entre 2021 e 2022, o gerenciamento dos resíduos no Brasil vêm passando por avanços históricos, até porque a gestão é peça fundamental para o melhor aproveitamento da matéria prima, além de reduzir as taxas de agressão ao meio ambiente, haja vista que sua principal missão é a minimização dos impactos ambientais.
No Brasil, são gerados a cada minuto 150 toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que grande parte vai parar em lagos, esgotos, oceanos, impactando o meio ambiente.
Além de ainda deter o registro de mais de 2800 lixões em operação, o país caminha para uma gestão de resíduos que possa ser eficaz para minimizar os danos causados ao meio em que vivemos.
Responsabilidade de todos
Diante deste cenário, é importante destacar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos traz a responsabilidade compartilhada, estabelecendo que o cidadão também possui responsabilidade direta pelos resíduos que gera.
Considerando que existem tantos outros resíduos ainda sem receber o gerenciamento adequado e que causam grandes impactos ao meio ambiente e que também provém da responsabilidade direta do cidadão, o Renascer das Cinzas levanta a questão, qual impacto nós queremos deixar neste mundo?
Você pode assistir o Documentário: O Renascer das Cinzas – O Outro Lado do Resíduo Mais encontrado na Natureza no canal do Youtube do Portal Sustentabilidade