China planeja construir o maior parque eólico do mundo no Estreito de Taiwan
A China está planejando construir o maior parque eólico do mundo.
De acordo com a fonte, a instalação é tão grande que poderia abastecer toda a Noruega.
Chaozhou – uma cidade na província chinesa de Guangdong – revelou planos ambiciosos para uma instalação de 43,3 gigawatts no Estreito de Taiwan.
Maior usina eólica do mundo
A operação vai ocorrer entre 75 e 185 quilômetros da costa, a fazenda de 10 quilômetros contará com milhares de turbinas.
Por causa da localização ventosa, essas turbinas poderão funcionar entre 43% e 49% do tempo.
De acordo com os responsáveis, o trabalho no projeto começará antes de 2025.
Uma vez concluído, irá se tornar o maior parque eólico atual do mundo. O título é atualmente detido pela base de Jiuquan Wind Power na China, um local enorme com capacidade de 20 gigawatts.
Geração de energia
A instalação terá 43,3 gigawatts de capacidade de geração de energia.
Um gigawatt poderia alimentar 100 milhões de LEDs , ou 300.000 residências europeias médias, de acordo com os empreendedores.
Assim, a nova instalação da China pode ser capaz de alimentar 4,3 bilhões de luzes LED, ou 13 milhões de residências.
As energias renováveis são uma parte fundamental da transição dos combustíveis fósseis, que tem ganhado destaque e urgência principalmente com a dependência de alguns países com o gás da Rússia.
Capacidade de geração de energia limpa
No final de 2021, a capacidade total de energia eólica onshore e offshore do mundo ultrapassou 830 GW. A China responde por mais da metade desse montante.
Em 2021, instalou mais capacidade de geração eólica offshore do que todos os outros países do mundo nos últimos cinco anos.
O país espera gerar um terço de sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2025.
De acordo com o presidente Xi Jinping, o país vai trabalhar de forma ativa e prudente para atingir os objetivos de atingir o pico de emissões de carbono e a neutralidade de carbono.
Fonte: Euronews