Programa no Guarujá troca recicláveis por produtos

Guarujá

Programa ‘Reciclou, Ganhou’ tem como objetivo incentivar a reciclagem e a economia circular no Guarujá

O Guarujá inaugura hoje (03), mais uma loja parte do Programa ‘Reciclou, Ganhou’, com o objetivo principalmente de aumentar a reciclagem bem como incentivar a economia circular.

Os munícipes podem trocar tampas plásticas por produtos diversos nas onze lojas espalhadas na cidade.

Ecolojas

ecoloja
Foto: Guarujá.Gov

Com os dois novos pontos, Guarujá conta com 11 Eco Lojas, distribuídas pela cidade.

Três delas estão localizadas em comunidades: Santa Cruz dos Navegantes, Aldeia e Sítio Conceiçãozinha, que fazem a troca do plástico por itens de primeira necessidade, como por exemplo, alimentos e produtos de limpeza.

As novas unidades funcionam no bairro Vila Edna (NEIC Normalena Cavalcante Santos – Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/nº), e no Centro Esportivo Duque de Caxias, o Tejereba (Rua Silvio Daige – Jardim Tejereba).

A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano.

Produtos diversos

guarujá
Foto: Reprodução/Pexels

Na Loja ‘Eco Marzinho’ os produtos são voltados ao público infantil. Na loja existem itens de artigos para crianças, e assim, a população poderá realizar a troca por meio de tampas plásticas. Elas deverão ser entregues limpas e higienizadas.

Um quilo de tampas plásticas vale uma moeda eco social, e cada produto da loja tem um valor diferente, de acordo com o mercado.

No bairro Tejereba, a Eco Loja tem materiais esportivos. Lá, os munícipes poderão trocar qualquer tipo de resíduo plástico como garrafas pet, embalagens de higiene pessoal e produtos de limpeza, por materiais esportivos como por exemplo, bolas, jogos de cartas e tabuleiro, acessórios de esportes, entre outros.

O programa

guarujá
Foto: Reprodução/Pexels

O programa “Reciclou, Ganhou!” faz parte do Projeto Recicla Guarujá, e de acordo com a secretaria, visa a sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos no setor de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos.

Assim, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente para a reciclagem.

Em 20 dias da implantação do Programa, houve um aumento significativo da limpeza e a diminuição da pobreza em comunidades do Guarujá, de acordo com as informações da SEMA, ao atender a demanda de disponibilização de bens básicos por meio da reciclagem.

Fonte: Gu.Gov

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos