Programa ‘Reciclou, Ganhou’ tem como objetivo incentivar a reciclagem e a economia circular no Guarujá
O Guarujá inaugura hoje (03), mais uma loja parte do Programa ‘Reciclou, Ganhou’, com o objetivo principalmente de aumentar a reciclagem bem como incentivar a economia circular.
Os munícipes podem trocar tampas plásticas por produtos diversos nas onze lojas espalhadas na cidade.
Ecolojas
Com os dois novos pontos, Guarujá conta com 11 Eco Lojas, distribuídas pela cidade.
Três delas estão localizadas em comunidades: Santa Cruz dos Navegantes, Aldeia e Sítio Conceiçãozinha, que fazem a troca do plástico por itens de primeira necessidade, como por exemplo, alimentos e produtos de limpeza.
As novas unidades funcionam no bairro Vila Edna (NEIC Normalena Cavalcante Santos – Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/nº), e no Centro Esportivo Duque de Caxias, o Tejereba (Rua Silvio Daige – Jardim Tejereba).
A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano.
Produtos diversos
Na Loja ‘Eco Marzinho’ os produtos são voltados ao público infantil. Na loja existem itens de artigos para crianças, e assim, a população poderá realizar a troca por meio de tampas plásticas. Elas deverão ser entregues limpas e higienizadas.
Um quilo de tampas plásticas vale uma moeda eco social, e cada produto da loja tem um valor diferente, de acordo com o mercado.
No bairro Tejereba, a Eco Loja tem materiais esportivos. Lá, os munícipes poderão trocar qualquer tipo de resíduo plástico como garrafas pet, embalagens de higiene pessoal e produtos de limpeza, por materiais esportivos como por exemplo, bolas, jogos de cartas e tabuleiro, acessórios de esportes, entre outros.
O programa
O programa “Reciclou, Ganhou!” faz parte do Projeto Recicla Guarujá, e de acordo com a secretaria, visa a sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos no setor de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos.
Assim, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente para a reciclagem.
Em 20 dias da implantação do Programa, houve um aumento significativo da limpeza e a diminuição da pobreza em comunidades do Guarujá, de acordo com as informações da SEMA, ao atender a demanda de disponibilização de bens básicos por meio da reciclagem.
Fonte: Gu.Gov