Fernando de Noronha terá usina solar flutuante no espelho d’água do Açude do Xaréu
Fernando de Noronha terá usina solar flutuante no espelho d’água do Açude do Xaréu, instalada pela Neoenergia.
O açude tem área de cerca de 4.400 metros quadrados e pertence à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), maior consumidora de energia da ilha.
Redução de consumo
De acordo com a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, a nova usina no espelho d’água, nós vamos economizar 50% do consumo da Compesa.
Nesse sentido, a usina é importante porque isso vai reduzir a geração na ilha e, portanto, terá reflexos na parte ambiental de Noronha. O consumo médio da ilha é de 2.300 megawatts-hora (MWh) por mês.
A usina solar flutuante contribuirá da mesma forma, para a descarbonização e a sustentabilidade em Fernando de Noronha, promovendo redução de 1.663 toneladas de gás carbônico (CO2) emitidos anualmente no arquipélago.
Fernando de Noronha é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Natural da Humanidade. O consumo médio da ilha é de 2.300 megawatts-hora (MWh) por mês.
Operações iniciam em 2023
O empreendimento terá investimento que a princípio ultrapassa R$ 10 milhões, estimou Ana Christina.
Sua entrada em operação é prevista para o segundo semestre de 2023.
O processo de licitação ainda não foi concluído e está recebendo propostas para construção da nova planta, que terá potência de cerca de 630 quilowatt-pico (kWp) e uma geração estimada de 1.238 MWh por ano.
De acordo com a superintendente, o objetivo é reduzir o consumo do arquipélago que utiliza em grande medida o diesel, um combustível poluente.
Outras iniciativas sustentáveis
Outros projetos sustentáveis são desenvolvidos na ilha, principalmente por meio do Programa Energia Sustentável Noronha.
A iniciativa prevê soluções energéticas renováveis bem como de estímulo à preservação do ecossistema.
Como por exemplo, a Usina Solar Vacaria, que faz parte do Trilha Verde, projeto de mobilidade elétrica. A unidade, já inaugurada, tem potência de 50 kWp, com geração de 75 MWh/ano.
Ainda mais, dez veículos já estão incorporados às atividades turísticas, administração distrital e operação da Neoenergia na ilha.
Fonte: Correio Braziliense