O PARNA Nacional Serra da Bodoquena, situado no estado do Mato Grosso do Sul, é um dos mais interessantes ecossistemas do Pantanal
Com 76.481 hectares que estão divididos em dois fragmentos, um ao norte e outro ao sul, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena possui como cenário de fundo uma formação de montanhas de rochas calcárias que a difere das demais montanhas da região.
O parque ainda possui áreas compostas campos alagados, cerrados, bem como floresta estacional e o maior trecho de Mata Atlântica do estado de Mato Grosso.
Criado em novembro de 2000, com 76.400 ha, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Complexo Pantanal
A Serra da Bodoquena, situada na borda sudoeste do Complexo do Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul, é um dos mais interessantes ecossistemas do Pantanal. É formada pelas cidades de Porto Murtinho, Bonito, Jardim, Miranda e Bodoquena.
Devido ao seu arcabouço, a Serra da Bodoquena apresenta encostas diferentes em suas porções leste e oeste.
Na porção leste ocorrem encostas suaves e morros residuais de rochas carbonáticas, enquanto na porção oeste as encostas são mais íngremes e escarpadas.
A presença de rochas carbonáticas na região possibilitou a formação de inúmeras feições cársticas, como por exemplo, colinas, sumidouros, ressurgências, e além disso, formação das cavernas.
Atrações
O Parque está sendo implantado com a regularização fundiária. Não possui Plano de Manejo e da mesma forma, ainda não está aberto à visitação pública.
As atividades ecoturísticas exploradas na região são as atividades de contemplação como por exemplo a observação de flora e fauna, esportes radicais como rapel, parapente, mergulho em cavernas, bóia cross, rafting, mountain bike, trekking, entre outros.
Dentre os objetivos da UC, estão a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, bem como possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Gavião Real
A fauna do PARNA Serra Nacional do Bodoquena, é exuberante.
Espécies como a arara azul, vermelha e canindé, e o exuberante gavião real, são encontrados na região.
Entre os canídeos, raposa, lobinho, lobo guará; felinos, jaguatirica, suçuarana e onça pintada.
Existem outros animais como a paca, capivara, cutia, anta, queixada, cateto, e além disso, de riquíssima fauna de invertebrados.
Até o momento se conhece mais de 340 espécies de aves, 195 de mamíferos e 50 de peixes.
Águas cristalinas
Os rios da região são conhecidos principalmente por suas águas muito cristalinas e bicarbonatadas, de gosto salobro.
Tal transparência deve-se aos seguintes fatores: a saída da nascente com pouquíssima turbidez, não adquirindo argila em seu movimento, nas nascentes rochas calcárias muito puras evitam a presença de argila.
Assim, este calcário presente nos rios que vem de rochas presentes nas nascentes age como um filtro, depositando as impurezas no fundo, onde rochas encontram-se em permanente dissolução e através de fraturas no solo formam cavernas, abismos e condutos subterrâneos.
O parque ainda não possui infra-estrutura, mas conta com a cidade de Bonito, que possui ótimos hotéis, pousadas e restaurantes.
Fonte: Wikiparques