A COP27 reunirá os líderes de todas as nações para debater sobre o clima
A vigésima sétima sessão da Conferência das Partes da ONU já tem um palco definido, Sharm El Sheikh, no Egito.
O evento que acontecerá entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022, discutirá ações sustentáveis e mudanças climáticas.
A Conferência
Conhecido por ser o evento mais importante e o maior já realizado sobre as mudanças climáticas, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) reúne chefes de Estado, ministros e diplomatas para discutir alguns desafios climáticos para minimizar os impactos causados pelas mudanças climáticas.
A primeira COP do clima ocorreu em Berlim, Alemanha, em 1995, onde metas e prazos foram estabelecidos para a redução de emissões de gases de efeito, mas com restrições de países.
Atualmente, o evento conta com a participação de mais de 103 países, entre eles estão o Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, México, entre outros.
O objetivo principal da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC), da Organização das Nações Unidas (ONU) é conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente.
O que esperar da COP27?
Nesta vigésima sétima sessão, os líderes, chefes de Estado, ministros e diplomatas vão debater questões a respeito da adaptação climática, passando pela mitigação dos gases de efeito estufa (GEEs), o impacto climático na questão financeira, além de discutir inúmeras maneiras de como colaborar para combater o aquecimento global.
Também serão levantadas questões sobre a descarbonização, agricultura, igualdade de gênero, segurança alimentar e hidrológica.
Alguns aspectos serão definidos e estabelecidos para a implementação do Acordo de Paris, debatendo sobre os compromissos que vem sendo trabalhados, além de propor a previsibilidade ao financiamento climático.
Por fim, o evento contará com discussões técnicas para esclarecer como que as nações devem medir suas emissões de forma prática para que haja igualdade de condições para todos.
Fonte: COP27 – Home COP 27 | UNFCCC Euronews