CETESB lança na COP27 volume com cases do Acordo Ambiental São Paulo

acordo ambiental

Em Sharm El-Sheikh, no dia 14/11, a CETESB lançou uma publicação com 91 relatos aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo

A CETESB lançou no dia 14 de novembro, durante a COP27, uma publicação com 91 relatos referentes à contribuição voluntária de empresas localizadas e/ou com atuação no Estado e de associações que representam setores produtivos, aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo.

O livro é composto de dois volumes, um inglês e outro em português e, com a descrição de novos casos de sucesso.

91 Cases

acordo ambiental
Foto: CETESB/SP

Estiveram presentes durante o lançamento: Evandro Gussi, da Única, Carlos Silva Filho, da ABRELPE, Daniel Sobrinho, da ABSOLAR, Adriana Mello, da BRASKEM, Rodolfo Sirol, da CPFL Energia, Rosa Ramos, da OAB/SP, André Werneck, da Raizen, David Canassa, da Reservas Votorantim, Luiz Pacheco, do Sinditextil, Grazielle Parenti, da SYNGENTA, Isabela Silva, da Tetra Pak Viviene Mansi, da Toyota.

Dentre os cases que podem ser encontrados no volume, por exemplo, estão: Campus Sustentável na UNICAMP – Laboratório vivo de aplicações de mini geração renovável, eficiência energética, monitoramento e gestão do consumo de energia; CPFL e RGE nos Hospitais Gestão híbrida de sistema energético multifontes – Inovação para adaptação às mudanças climáticas – Integração de eletroposto sustentável, monitoramento amplo e conectividade em tempo real.

Acordo Ambiental São Paulo

CETESB
Foto: Representantes da CETESB e do Consulado Geral do Chile durante a adesão ao Acordo Ambiental de São Paulo – CETESB/SP

O Acordo Ambiental São Paulo foi lançado em 2019 pelo Governo do Estado, pelas Secretarias de Relações Internacionais e de Infraestrutura e Meio Ambiente, concebido e coordenado tecnicamente pela CETESB.

Teve o objetivo principalmente de incentivar à adesão voluntária de empresas, associações que representam setores produtivos e municípios Paulistas, de forma que possam assumir compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa, como o preconizado pelo Acordo de Paris.

Inicialmente, com 55 aderentes, hoje conta com 1.660 adesões de representantes de diversos segmentos produtivos, bem como municípios, que acompanham as experiências trazidas por esse grupo heterogêneo, tendo ainda, a validação de conceituados observadores internacionais, como o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O Acordo Ambiental São Paulo é um programa de Estado, que deve ser perenizado e expandido nos próximos anos, e uma contribuição definitiva para a agenda climática estadual, com reflexos no Brasil e no mundo, de acordo com Patrícia Iglecias, Diretora-Presidente da CETESB.

Fonte: CETESB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos