Descobrindo o Parque Nacional de Brasília

Brasília

O Parque Nacional de Brasília (PNB), também conhecido pelo apelido de Água Mineral, é um dos parques mais visitados do país

O Parque Nacional de Brasília (PNB), também conhecido pelo apelido de Água Mineral, é um dos parques mais visitados do país.

A unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza está localizada no noroeste do Distrito Federal.

Foi criado em novembro de 1961, sendo que seus limites foram ampliados por uma lei federal de 2006.

Sua área ocupa 42 355,54 hectares, distribuído pelas regiões administrativas de Brazlândia, Plano Piloto e Sobradinho, no Distrito Federal, e pelo município de Padre Bernardo, em Goiás

É administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

História do Parque

Brasília
Foto: ICMBio

A história de criação do Parque Nacional de Brasília se relaciona diretamente com a da construção de Brasília, constituindo-se em um parque urbano de visitação expressiva ao longo do ano.

A unidade de conservação surgiu da necessidade de se proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação em estado natural.

O parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando assim a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza bem como o turismo ecológico.

Atrações

parque
Foto: ICMBio

A principal atração do parque é a parte das piscinas.

Os afloramentos do lençol freático e as minas d’água surgidos à época da construção de Brasília e durante a implantação de vias de acesso e a exploração de areia, deram origem à Piscina Pedreira.

Para quem gosta da prática de esporte em contato com a natureza, o parque dispõe de duas trilhas de pequena a média dificuldade: a da Capivara – trilha para caminhada, indicada para crianças (sempre acompanhadas por um responsável) e com duração aproximada de 20 minutos; e a da Cristal Água – para prática de caminhada e de mountain bike, com duração de 1h a 3h40 (caminhada) e de 20 minutos a 1h30 (bicicleta), conforme percurso escolhido.

Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece o Distrito Federal.

Biodiversidade

Brasília
Foto: ICMBio

O parque abriga diversos tipos de vegetação, como por exemplo a mata de galeria pantanosa, mata de galeria não pantanosa, vereda, cerrado sensu stricto, cerradão, além disso, a mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus.

Espécies raras ou ameaçadas de extinção da fauna também estão na UC.

Dentre eles o lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, jaguatirica, ouriço-caixeiro bem como espécies endêmicas como pequeno roedor gralha-do-campo, e o papagaio-galego.

Várias outras espécies não ameaçadas compõem a biodiversidade do parque, a exemplo de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, e de grupos pouco estudados como moluscos, crustáceos, insetos e pequenos organismos.

O Parque fica aberto à visitação todos os dias, com entrada de 8h às 16h e permanência até as 17h.

Fonte: Wikiparques DF.GOV

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos