Dinamarca desenvolve casa flutuante de plástico reciclado

casa flutuante

Sistema de casas flutuantes com plástico reciclado foi desenvolvida pensando na elevação do nível do mar

Uma empresa na Dinamarca desenvolveu um sistema de casa flutuante fabricada com plástico reciclado.

O sistema foi desenvolvido pensando na elevação do nível do mar, foi batizado de ‘Land on Water’ permite construir tudo sobre a água.

Plástico reciclado

casa flutuante
Foto: MAST

De acordo com a MAST, empresa responsável pela casa flutuante, um crescente reconhecimento do aumento do nível do mar e um aumento do risco de inundações urbanas contribuíram para um aumento acentuado no interesse em construir sobre a água.

Entretanto, as soluções atuais, incluindo fundações de concreto com poliestireno e pontões de plástico são inflexíveis, difíceis de transportar e altamente insustentáveis. 

O novo sistema desenvolvido, é formado de módulos simples e planos feitos de plástico reforçado reciclado, que podem ser facilmente transportados ao redor do mundo e montados em inúmeras configurações, fornecendo uma base flutuante segura.

Funcionamento

casa
Foto: MAST

O sistema é baseado em módulos simples de embalagem plana feitos de plástico reciclado.

De acordo com a MAST, são extremamente fortes e resistentes e podem ser facilmente transportados e montados no local.

O sistema foi inspirado na construção de gabiões, uma tecnologia antiga que utiliza gaiolas de malha cheias de entulho para criar fundações extremamente resistentes e de baixo custo.

Nesse caso, o conceito é invertido; e as ‘gaiolas’ modulares são preenchidas com flutuação reciclada de origem local, suportando o peso de qualquer estrutura construída no topo.

Além disso, eles também são muito mais adaptáveis ​​do que as soluções existentes, pois a flutuação pode ser adicionada ou ajustada a qualquer momento se o peso for adicionado ou deslocado acima.

Além de ser construído com materiais sustentáveis, a ideia é que a estrutura forneça um habitat ideal para peixes e crustáceos e um ponto de ancoragem para moluscos e algas marinhas, preservando a biodiversidade local.

Fonte: MAST

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos