Localizado na Bahia o Parque Nacional do Descobrimento é beleza natural de mata atlântica nativa
O Parque Nacional do Descobrimento, criado em 1999, é local de trilhas e de preservação da Mata Atlântica. Situado no extremo Sul da Bahia, está a 800 quilômetros da capital do estado, Salvador.
A área localiza-se no município de Prado e protege parte das Bacias Hidrográficas do Rio Cahy, do Peixe, Imbassuaba, Japara Grande e Japara Mirim.
Mata Atlântica

O Parque Nacional do Descobrimento possui quase 23 mil hectares de mata atlântica nativa.
Além disso, é internacionalmente reconhecido pela UNESCO como parte do Sítio do Patrimônio Mundial Natural “Costa do Descobrimento Reservas de Mata Atlântica”.
O local tem um grande potencial para o ecoturismo, para o turismo de observação de fauna e de paisagem e para a realização de atividades de recreação e educação ambiental.
Possui paisagens incríveis, exibindo ao visitante uma das mais ricas florestas tropicais da costa brasileira, por ali você terá a oportunidade de ver árvores imponentes e diversas espécies da fauna ameaçadas de extinção.
Experiência Pataxó

O visitante pode conhecer mais da cultura dos índios Pataxós.
Com parte de sua área sobreposta à Terra Indígena Comexatiba, o visitante poderá vivenciar experiências pataxós que incluem como por exemplo, conhecer os caminhos ancestrais, dançar o awê, conhecer o artesanato e apreciar a gastronomia.
Para tais atividades, é preciso reservar previamente e ter a companhia de um guia habilitado.
Diversidade da fauna

A diversidade de sua fauna é considerada o fator de maior interesse de pesquisa.
Nesta UC, estão os últimos redutos do Mutum do Sudeste, ave apenas encontrada na Mata Atlântica. Em seu interior, há 47 espécies de pássaros, como o papagaio chauã, macuco e gavião real.
A região apresenta grande potencialidade para o desenvolvimento do ecoturismo.
No em torno da unidade, o Parque Nacional Descobrimento destaca-se no contexto da conservação da biodiversidade da Mata Atlântica por tratar-se de um dos últimos remanescentes em bom estado de conservação no extremo sul da Bahia.
Os inventários de avifauna realizados no sul da Bahia, no âmbito do projeto “Abordagens Ecológicas e Instrumentos Econômicos para o Estabelecimento do Corredor do Descobrimento” (IESB 2002), permitiram demonstrar que fragmentos maiores abrigam grande número de espécies como papagaios, jandaias e periquitos.
Fonte: Wikiparques