‘Protetores do Amanhã’ é um projeto voltado a educação ambiental nas escolas de Manaus
A Prefeitura de Manaus promove educação ambiental nas escolas, através do Programa ” Protetores do Amanhã”, com o objetivo de formar cidadãos atuantes na sociedade, principalmente na proteção do meio ambiente.
A formatura da 3ª turma do projeto aconteceu na última quinta-feira(01), e é desenvolvido com estudantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Foco na realidade de Manaus

O curso ocorre desde 2020 e é coordenado pela Ocas do Conhecimento Ambiental.
A iniciativa tem duração de 10 meses com quatro unidades e possui a estrutura curricular com os seguintes temas: Educação ambiental e cidadania; Recursos Naturais: Água e Energia; Fauna Silvestre; Consumo Consciente.
O projeto atende alunos das Ocas Leste, Norte e Puraquequara.
De acordo com diretor do Departamento de Gestão Educacional (DEGE), Anézio Mar, é muito importante o foco no meio ambiente, principalmente pela Amazônia.
Preparando cidadãos do futuro

No cronograma de atividades do curso constam as aulas de arte-educação com os professores do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, localizado na zona Leste, e além disso, atividades socioambientais, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte, São José IV e Colônia.
Na solenidade, 35 estudantes receberam honra ao mérito por concluírem parte dos módulos e 74 estudantes receberam o título de agentes ambientais mirins.
A oradora da turma, Larissa Ketlen, 13 anos, 7° ano, que está inserida na Oca do Conhecimento Puraquequara e estuda na escola municipal Francisco Nunes, localizada no Puraquequara, zona Leste, gostou da experiência de participar do curso.
‘O curso me ensinou muitas coisas importantes, que eu sempre vou levar para a minha vida. Representar meus amigos como oradora foi muito gratificante, porque fiquei muito emocionada por esse papel. Foi tudo muito legal”, disse a estudante.
Segundo a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Érica Amorim, o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino é importante para os estudantes.
Fonte: PMM