Como são gerenciados os resíduos gerados em uma Copa do Mundo?

Copa

Destacamos nesse artigo os obstáculos e as soluções sustentáveis acerca dos resíduos gerados em uma Copa do Mundo

Grandes eventos geram um grande volume de resíduos, principalmente os que envolvem grandes públicos, como uma Copa do Mundo, por exemplo.

Diante das ocorrências climáticas e ambientais pelo mundo, muitos eventos procuram construir um legado ambiental, de forma que venha a conscientizar, inspirar e estimular novos hábitos para que a sociedade possa adquirir em prol de um mundo mais sustentável.

Eventos mais sustentáveis

Estádio
Foto: Reprodução/Pexels

Sendo assim, organizações, instituições e nações que estão por trás de eventos como a Copa do Mundo, por exemplo, já estão procurando formas sustentáveis para sediar o evento.

Para se ter uma ideia, quase todos os eventos megaesportivos geram impactos no meio ambiente, a exemplo da Copa do Mundo da Rússia, em 2018 e as Olímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro.

A Copa do Mundo da Rússia liberou mais de 2 milhões de toneladas de CO2 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro emitiu mais de 4,5 milhões de toneladas.

Mas e os resíduos gerados em uma Copa do Mundo?

Copa
Foto: Reprodução/Pexels

A produção de resíduos é uma área problemática, principalmente por envolver resíduos da construção civil nas construções de arenas e estádios, por isso é imprescindível que esses resíduos sejam bem gerenciados e até mesmo minimizados.

Nesse sentido, todos os países que costumam se candidatar a sediar uma Copa do Mundo, já trabalham na viabilidade das construções sustentáveis, em que estádios e arenas possam ser construídas com materiais reciclados ou até mesmo com materiais oriundos de demolições de estádios antigos, o que acontece bastante em países que possuem inúmeros estádios. 

Os organizadores da Copa do Mundo que está sendo realizada neste ano no Qatar, disseram que 60% dos resíduos gerados durante o evento serão reciclados, enquanto 40% serão transformados em energia.     

Diversas culturas e costumes

Copa
Foto: Chandy Teixeira/GloboEsporte.com)

Além disso, há os resíduos gerados pelo público, levando em consideração de que se trata de povos do mundo inteiro e dependendo do costume de um determinado público, é possível observar o quanto uma nação é engajada.

Um exemplo disso é o público japonês, pois há anos já possuem o hábito sustentável de recolher todos os resíduos que geram, por vezes descartando de forma adequada ou até guardando os seus resíduos para o reuso.

O hábito dos japoneses passou a ser uma inspiração para outras nações, criando assim um engajamento impressionante. 

Mensagem sobre sustentabilidade

Copa
Foto: Reprodução/Pexels

A ideia de usar o grande público para levar a mensagem sobre a sustentabilidade para o mundo já é uma realidade, pois as próximas edições das Copas prometem reforçar ainda mais a importância de cuidar do planeta de forma correta e sustentável.

Se trata de um processo cíclico, onde as nações que possuem o costume de se candidatar a sediar uma Copa do Mundo, trabalhará de uma forma incansável para megaeventos sustentáveis capazes de inspirar, conscientizar e estimular novos hábitos para um mundo correto e sustentável ambientalmente. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos