A Unidade de Conservação é palco da espetacular Cataratas do Iguaçu e incrível biodiversidade
O Parque Nacional do Iguaçu (PARNA Iguaçu) é uma Unidade de Conservação(UC) Federal que tem por objetivo principalmente, proteger um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul, palco do espetáculo das Cataratas do rio Iguaçu e moradia de espécies importantes da biodiversidade brasileira.
A gestão das UC Federais é realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atua com base no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
O SNUC foi criado pela Lei Federal Nº 9.985, em 18 de julho de 2000, e tem como finalidade definir normas para criação, implantação bem como a gestão das unidades de conservação em âmbito federal, estadual e municipal.
Unidade de Proteção Integral
O PARNA Iguaçu é uma UC de Proteção Integral, dotada de atributos naturais excepcionais, portanto, constitui-se objeto de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica.
Da mesma forma, possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico e é permitida a visitação pública, condicionada às restrições específicas.
O Parque Nacional do Iguaçu guarda, ainda, o registro da passagem das diferentes culturas e ocupações do Alto Paraná, evidenciado pela presença de sítios arqueológicos das etnias Itararé e Guarani e de estruturas históricas como o Hotel das Cataratas, a Usina São João e a Estrada das Cataratas.
Biodiversidade
O Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido como patrimônio natural mundial e palco das impressionantes Cataratas do Iguaçu, preserva importante remanescente da Mata Atlântica.
Ainda mais, compartilha sua beleza cênica e conserva sua biodiversidade promovendo benefícios socioambientais para as presentes e futuras gerações.
Com seus mais de 185 mil hectares, é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica de interior e se insere em um contexto geográfico singular ao se conectar com outros fragmentos florestais semelhantes na Argentina, destacando-se o Parque Nacional Iguazú.
Este contínuo florestal abriga uma rica biodiversidade, incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção. A maior população de onças-pintadas da Mata Atlântica está nos Parques Nacionais do Iguaçu e Iguazú.
As onças são os maiores predadores terrestres das Américas e representam o topo da cadeia alimentar, sendo sua reprodução natural significativo indicador do equilíbrio do ecossistema regional.
Atrativos
Além de toda biodiversidade, as Cataratas do Iguaçu certamente são o atrativo mais buscado pelos visitantes.
Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.
São 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino.
No parque, os visitantes podem realizar ainda os seguintes passeios:
- Caminhada
- Contemplação
- Rafting
- Trilha de bicicleta
- Cachoeirismo
- Avistamento de fauna
- Passeio de barco e caiaque
O Parque Nacional do Iguaçu está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Fonte: ICMBio