Especialista do Instituto Recicleiros dá dicas de como separar os materiais recicláveis de forma correta nesse natal
Com a chegada das confraternizações de final de ano, a produção em massa de resíduos atinge seus maiores índices anuais, registrando aumentos excessivos no recolhimento de resíduos recicláveis, principalmente no natal.
As cooperativas de reciclagem parceiras do Instituto Recicleiros – Organização da Sociedade Civil, que atua no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil – receberam 20 toneladas de produtos no final de 2021.
Um aumento de 5% comparado aos outros meses no ano, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Materiais como papéis, caixas e embalagens estão entre os mais descartados, sem os processos de armazenagem e separação corretos.
A especialista, Tamires Lavor, gerente de comunicação do Instituto, ensina como fazer o descarte correto em quatro passos:
Passo 1 – identifique o que pode ser reciclado
Todos os tipos de resíduos sólidos como jornais, revistas, folhas, caixas, papelão, pet, latas, canos, eletrônicos, vidros, embalagens possuem a possibilidade de transformação e são considerados potencialmente recicláveis.
Esses produtos podem ser retornados à cadeia produtiva e dar origem a novos produtos ou reposição do mesmo material demandado pelo mercado.
Passo 2 – Separe os itens de maneira correta
Papéis e caixas devem estar sempre secos, podendo ser dobrados ou rasgados, facilitando o processo de reciclagem, mas nunca devem ser amassados.
Lave as embalagens longa vida antes de descartar.
Passo 3 – Não misture os materiais recicláveis com outros resíduos
Não os misture aos orgânicos, como os alimentos e líquidos, por conta do processo de decomposição acelerado e possível contaminação com o chorume.
Além das emissões de gases de efeito estufa causados pelo metano.
Passo 4 – Procure o ponto de coleta mais próximo
Estando secos e limpos, procure o ponto de coleta mais próximo da sua residência acessando o link do site de pontos de reciclagem.
Caso não encontre, coloque os materiais juntos ao lixo doméstico para serem coletados.
Sobre o Instituto Recicleiros
Organização da Sociedade Civil (OSP), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras.
Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.
Por: Tamires Lavor, gerente de comunicação do Instituto Recicleiros
** ** Este artigo é de autor independente e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Sustentabilidade.