O Parque Nacional São Joaquim é área de proteção de remanescentes de Matas de Araucárias
O Parque Nacional de São Joaquim está situado no sul do país, mais precisamente na região serrana do estado de Santa Catarina.
O acesso para a parte alta se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. O Parque Nacional também possui áreas nos municípios de Orleans, Grão Pará e Lauro Müller, estes localizados na parte baixa da Serra do Mar.
Área de preservação
A criação do Parque, em julho de 1961, principalmente pela necessidade de proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias, encontradas em abundância dentro de seus 49.800 hectares. O Parque está inserido no bioma Mata Atlântica.
Além disso, o parque tem como objetivo conservar ecossistemas existentes na Unidade de Conservação, bem como promover a educação ambiental, a pesquisa e a visitação pública.
A região oferece uma paisagem magnífica. Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja.
Formação geológica
Na região nordeste do Parque encontram-se as maiores altitudes, sendo o ponto culminante o Morro da Igreja, com 1.822 metros. No centro do Parque também há áreas bastante elevadas, com altitudes acima de 1.650 metros. Essa região do parque é denominada Campos de Santa Bárbara.
Outro aspecto importante da Unidade é a sua formação geológica, composta por rochas vulcânicas, denominadas Basalto, que formam, conjuntamente com as formações de Arenito, um local propício à recarga e descarga do Aquífero Guarani. Estudos datam estas formações em aproximadamente 133 milhões de anos.
Sob sua proteção está parte dos Aparados da Serra, como são chamadas as escarpas da Serra Geral que formam o mais extenso conjunto de cânions da América do Sul com cerca de 200 km de extensão.
O que fazer em São Joaquim?
Confira algumas atrações do Parque Nacional de São Joaquim:
Trilha da Pedra Furada
Com declive acentuado e terreno irregular, essa trilha de 6,2 km (ida e volta) dá acesso à Pedra Furada e oferece vista para os paredões da Serra Geral.
Por estar em área da Aeronáutica, é necessária a contratação de um condutor cadastrado.
Trilhas do Recanto Santa Bárbara
Conhecida como “Campos de Santa Barbara”, no setor central do Parque Nacional São Joaquim, a região é marcada por campos de altitude e cachoeiras, com pontos acima de 1.650 metros, e abriga trilhas que vão de 1 a 8 km de extensão.
Um dos destaques é a trilha do Cemitério Histórico, construção centenária da época dos tropeiros que ainda guarda muros de taipas.
O parque é aberto à visitação pública e não são cobradas taxas. É exigido o acompanhamento por guias credenciados para se fazer trilhas dentro da Unidade.
Fonte: ICMBio