A nova regra de energia solar ajudará a reduzir suas emissões em Tóquio, que tem uma população de aproximadamente 14 milhões de pessoas
Quase todas as casas em Tóquio terão que instalar painéis solares a partir de abril de 2025.
A regulamentação foi aprovada pela assembleia da capital japonesa na última quinta-feira(15) e exige que 50 grandes construtoras equiparem residências de até 2.000 metros quadrados com fontes de energia renováveis .
De acordo com os conselheiros da cidade de Tóquio, a regra ajudará a transição da cidade para a energia verde.
Emissões de CO2
Tóquio é a maior cidade do mundo, com uma população de quase 14 milhões de pessoas em sua área metropolitana central. Por ano, seus moradores emitem uma média de 8,6 toneladas de CO2 cada.
O IPCC recomenda que, para atingir nossas metas de descarbonização , não excedam mais de 2,3 toneladas de carbono por ano.
Com essa medida, Tóquio espera reduzir significativamente sua pegada de emissões nas próximas décadas.
O governo metropolitano da cidade pretende reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030 em comparação com os níveis de 2000 e ser livre de emissões até 2050.
Corrida contra o tempo
Tóquio está atrasada em sua absorção de energia renovável . Atualmente, apenas 4% dos edifícios com capacidade para painéis solares possuem a estrutura.
A nova regra pretende mudar esse cenário.
Em síntese, a medida economizará dinheiro para os residentes, de acordo com o governo metropolitano.
A instalação dos painéis de 4 quilowatts custará cerca de 980.000 ienes, cerca de 38.593,76 reais, mas o governo estima que isso será coberto pela receita de vendas de eletricidade em 10 anos.
Os subsídios reduzirão esse tempo de pagamento para cerca de seis anos.
Fonte: Euronews