O Parque Nacional da Serra do Gandarela apresenta um conjunto de exuberantes serras, rios e cachoeiras
O Parque Nacional da Serra do Gandarela situa-se à quarenta quilômetros de distância de Belo Horizonte. e possui uma área total de 31 270,83 hectares.
O parque cobre a área de oito municípios: Caeté , Itabirito , Mariana , Nova Lima Ouro Preto , Raposos , Rio Acima e Santa Bárbara , sendo que parte do Parque está incluída dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Belezas cênicas

O Parque Nacional (Parna) da Serra do Gandarela, criado em 13 de outubro de 2014, constitui-se importante área de conservação ambiental no coração do Quadrilátero Ferrífero e na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a 40 km de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apresenta um conjunto cênico de exuberantes serras, rios e cachoeiras.
A vegetação é composta de um dos mais contínuos fragmentos de Mata Atlântica de Minas Gerais e formações do cerrado, como os campos rupestres ferruginosos e quartizíticos, além de cangas ferruginosas.
Aquíferos

O Parque se destaca também por representar significativas áreas de recarga de aquíferos, com grande ocorrência de córregos e rios que drenam para as bacias dos rios Doce e das Velhas, tomando-se estratégico para o abastecimento presente e futuro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Esse fator também contribui para a ocorrência de dezenas de cachoeiras, que compõe uma esplêndida beleza cênica e oferecem opções de turismo e lazer gratuitos para a população local e da Região Metropolitana
Os amantes da natureza podem seguir trilhas que conduzem a lindas cachoeiras, além de observar os pássaros e contemplar a paisagem.
Cachoeira do Índio

Localizada no município de Rio Acima, a cachoeira do Índio faz parte de um complexo de cachoeiras formado por quatro grandes quedas, com mais de 200 metros de altura.
A cachoeira possui poço para banho de fácil acesso.
Da cachoeira é também possível obter uma observação da paisagem regional, ressaltando o pico do Itabirito.
Trilha e Cachoeira das 27 voltas

Localizada no distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, esta trilha é destino certo para os praticantes de trekking e mountain bike.
São 9 km de trilha moderada partindo do centro de Honório Bicalho, com um trecho de grande aclive no início da trilha e um declive acentuado no final, onde é possível refrescar-se na Cachoeira das 27 Voltas, que possui um belo poço para banho.
Mirante da Serra do Gandarela

Localizado no município de Rio Acima, o Mirante apresenta um belo ponto de observação da paisagem da porção norte do Parque. A partir dele é possível avistar o Ribeirão do Prata e trechos da Estrada Real.
Em dias de maior visibilidade é possível identificar pontos de paisagem nos municípios vizinhos, muito além dos limites do Parque, como o Pico do Itabirito e até a cidade de Belo Horizonte.
Partindo de Rio Acima são 18km em estrada de terra até alcançar o mirante.
Poço Azul

Situado no município de Raposos, o Poço Azul apresenta lago azulado contrastando com o paredão rochoso em tons avermelhados.
Por seu acesso fácil essa é uma das cachoeiras mais visitadas do Parque, sobretudo nos finais de semana e feriados.
Ao longo do percurso será possível observar pequenos poços, cascatas, paredões e a mata ciliar.
A trilha é de dificuldade moderada, pois em geral é plana e com poucos pontos mais técnicos.
Cachoeira Santo Antônio

Localizada na divisa entre os municípios de Caeté e Raposos, essa cachoeira possui tons azulados contrastantes com os paredões rochosos avermelhados.
A partir da portaria você fará uma trilha de 1.600 metro com nível de dificuldade fácil.
A queda da cachoeira é em forma de véu de noiva, suas águas caem sobre uma muralha de pedra de aproximadamente 20 metros, com volume mediano, formando ao final um grande lago de águas verdes e frias, com temperaturas de 20ºC e profundidade variando entre 1 e 3 metros.
Após a queda, suas águas seguem em pequenas corredeiras, formando a alguns metros à frente uma pequena cascata e lago.
O Parque Nacional da Serra do Gandarela pode ser visitado o ano todo.
Fonte: ICMBio