O Parque Nacional do Jamanxim tem como objetivo principalmente proteger a Floresta Amazônica
O Parque Nacional do Jamanxim é um parque nacional brasileiro localizado no Pará.
Está localizado entre os municípios de Itaituba, Trairão e Altamira, a 1.600 quilômetros da capital Belém.
Criado em 2006 com uma área de quase 900 mil hectares tem como objetivo a proteção da Floresta Amazônica.
Unidade de Conservação
Como Unidade de Conservação, o PARNA de Jamanxim tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.
Possibilitando ainda a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Jamanxim é uma das unidades de conservação inserida na Área de Influência do zoneamento ecológico-econômico (ZEE) da BR 163.
Para essa região, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Florestal Sustentável. Foram previstos conjuntos de políticas públicas estruturantes conciliando o crescimento econômico e a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
Biodiversidade
No inventário florestal, foram registradas quatro espécies que constam na lista de plantas brasileiras ameaçadas de extinção: a castanheira do Brasil, o mogno, a ucuúba-da-várzea e o acapu.
A castanheira do Brasil é conhecida também com Castanha do Pará e consta na lista de espécies da flora brasileira ameaçada de extinção na categoria “vulnerável”, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
É uma espécie comum em floresta ombrófila de terra firme, tendo sido registrada na área do Jamanxim.
Em relação à fauna, um total de 343 espécies de aves foram registradas, 81 espécies de anfíbios e répteis, e 3.444 exemplares de peixes pertencentes a 207 espécies.
A onça-pintada e a ariranha são exemplos de espécies protegidas nesta UC.
O parque tem potencial em Ecoturismo, para trilhas, caminhadas e observação da fauna e flora, entretanto ainda não foi totalmente explorado.
Fonte: Wikiparques