Quer dar um destino mais sustentável a suas roupas? Confira algumas dicas nesse artigo
Quem nunca teve que organizar o quarto e separar as roupas que já não são mais usadas?
É nesse momento que a mente entra em choque com a realidade e nos perguntamos onde devemos descartar essas roupas, se é no lixo comum ou se há algum lugar específico para o descarte correto.
Como há poucas iniciativas que envolvem o descarte desses resíduos, estima-se que somente no Brasil são geradas 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo que 80% delas vão parar em aterros.
Descarte sustentável
No cenário mundial, podemos citar o exemplo do gigantesco cemitério de roupa usada no deserto de Atacama, no norte do Chile.
Conhecido como “Lixo do Mundo”, calcula-se que 300 hectares do deserto estão cobertos por peças inexplicavelmente abandonadas, formando talvez a maior montanha de resíduos têxteis do mundo.
Separar e destinar as peças de roupas no lugar adequado é uma atitude consciente e responsável, além de fazer a diferença para que possamos ter um mundo melhor.
Diante desse cenário, o Portal Sustentabilidade traz algumas dicas que podem auxiliar você na hora de descartar suas roupas usadas.
Reciclagem
Ao destinar suas peças para a reciclagem, a roupa passa por um processo até que se transforme em fios, de modo que possam ser usados como matéria-prima para confecção de outros produtos.
Hoje o Brasil conta com tecnologia para fazer a reciclagem de algodão.
Isso significa que para uma roupa entrar na roda da economia circular ela precisa ter alguma porcentagem de algodão em sua composição (acima de 30% já é possível fazer alguma reciclagem).
Quanto maior a porcentagem de algodão na peça, mais ciclos de reaproveitamento serão possíveis.
Logística Reversa
Algumas fábricas trabalham com logística reversa, permitindo a devolução da peça para que ela passe de novo por todo o ciclo produtivo, de modo que volte a ser comercializada.
Aqui no Brasil a Plataforma Circular Cotton Move é uma iniciativa digital idealizada para promover a reciclagem de roupas no Brasil.
De acordo com os idealizadores, o projeto de economia circular busca reduzir o desperdício têxtil e aumentar os índices da reciclagem de roupas de algodão, principais responsáveis pelo impacto ambiental do fast fashion.
Doação
Dependendo do estado da peça, a doação é muito importante, principalmente nos eventos anuais de Campanhas do Agasalho, por exemplo.
Outro fator importante, é que muitas instituições de caridade que trabalham com crianças carentes, alegam que as crianças estão mais carentes de alimentos e roupas, pois brinquedos são doados dia após dia, mas roupas também são uma das principais necessidades desses institutos.
Redes varejistas de produtos têxteis
Algumas redes varejistas trabalham com parcerias ou desenvolvem projetos que envolvem a reciclagem das próprias peças que comercializam.
É sempre bom se informar sobre essas redes, pois elas incentivam o retorno dessas peças para que elas possam ter um destino melhor, sem ser os aterros ou lixões.
Diante dessas sugestões, não precisa mais ter receio de separar as roupas que já não são mais usadas por não saber como descartá-las.
Agora você já conhece diversas maneiras de fazer o descarte mais sustentável de suas roupas usadas.