Lixo é transformado em luxo na etapa preliminar do Concurso Miss Universo

lixo

Vestido de latinha de alumínio foi usado pela Miss Tailândia, em demonstração de que o que alguns consideram lixo, pode ser reaproveitado

Os jurados do Concurso Miss Universo 2022, foram surpreendidos no desfile de traje de gala, no último dia 12 de janeiro. A Miss Tailândia Anna Sueangam-iam, 24 anos, escolheu usar um vestido feito todo com anéis de latinhas de alumínio, que normalmente são descartados como lixo.

Homenagem aos pais

lixo
Foto: annasnga_1o/Instagram

A escolha foi uma homenagem aos pais, que eram catadores. Anna Sueangam-iam contou que cresceu entre catadores de lixo e ajudava a recolher os materiais recicláveis, posteriormente revertidos em dinheiro para a família.

“Crescendo com pais catadores, minha vida de criança foi entre pilhas de lixo e materiais recicláveis”, escreveu a jovem em uma publicação nas redes sociais.

De acordo com Anna, para a confecção do vestido, foram usados centenas de lacres de latinha. 

“Este vestido exclusivo foi propositalmente feito sob medida com materiais descartados e reciclados para dizer ao UNIVERSO que o que é considerado inútil por muitos, na verdade, tem seu próprio valor e beleza”, acrescentou ela.

Lixo transformado em luxo

luxo
Ana com os pais – Foto: annasnga_1o/Instagram

Os lacres de alumínio ganharam destaque essa semana com a Miss Tailândia, mas transformar algo que muitos consideram lixo, em novas matérias-primas ou novos produtos não é uma ideia nova.

Além do trabalho primordial dos catadores de recicláveis, algumas instituições no Brasil, por exemplo, transformam a venda desse material em cadeiras de rodas.

Dessa forma, o que seria descartado e provavelmente acabaria em aterros, se torna renda e auxílio a quem tanto precisa.

No site da instituição Lacre do Bem, é possível consultar os pontos de entrega voluntária dos lacres de alumínio.

Catadores de recicláveis

lixo
Foto: Reprodução/Pexels

Os catadores de recicláveis realizam um trabalho essencial à vida e ao desenvolvimento sustentável do planeta.

Além de contribuir para a logística reversa de materiais recicláveis, são responsáveis pela retirada de toneladas de resíduos das residências, comércios, vias públicas, margens de rios e outros locais inapropriados para o descarte.

Esses agentes ambientais, prestam principalmente, um serviço ambiental, assegurando que o equilíbrio ecológico seja garantido, evitando danos ambientais, gerando o aproveitamento de resíduos sólidos e economia dos recursos naturais que servem de matéria-prima.

O trabalho também gera impacto na redução de emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente, e renda para milhares de famílias, com desenvolvimento sustentável para o país.

O fato de o traje de gala da Miss Tailândia ter sido confeccionado com material reciclado, e de ela ser filha de catadores, aparecer em um concurso mundial, assistido e aclamado por milhares de pessoas, pode trazer um significado importante.

Talvez, ao ver uma Miss Universo, demonstrando que não existe lixo, as pessoas passem a ter um olhar mais sensível à maneira como fazem a gestão de seus resíduos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos