Brasil lança candidatura para sediar a COP30

COP30

Candidatura do país para sediar a COP30 foi formalizada junto a ONU para o evento em 2025

O Brasil lançou oficialmente sua candidatura para sediar a COP30, em 2025, na cidade de Belém, no norte do país.

As negociações climáticas da ONU são realizadas anualmente, e a COP28 será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no final deste ano, com o chefe da empresa de petróleo, Sultan Al Jaber, nomeado recentemente como presidente das negociações.

O local da COP29 ainda não foi confirmado, mas a Austrália é atualmente o principal candidato. 

Promessa da COP27

COP30
Foto: Reprodução/Pexels

Na quarta-feira (11), o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que em novembro participou da COP27 no Egito como presidente eleito, prometeu renovar o compromisso da nação com florestas tropicais para enfrentar a crise climática.

Durante a COP27, o atual presidente se comprometeu em nomear uma cidade na Amazônia para sediar as negociações climáticas da ONU em 2025.

Em seu discurso, no dia 16 de novembro, o presidente disse que o Brasil será cada vez mais afirmativo diante do desafio de enfrentar a mudança do clima, alinhado com os compromissos acordados em Paris e orientados pela busca da descarbonização da economia global.

Belém é a capital do estado amazônico do Pará e uma das maiores cidades da região em população. Fica atrás apenas de Manaus, que sediou jogos da Copa do Mundo de 2014.

Preservação da Amazônia

Amazônia
Foto: Reprodução/Pexels

Em publicação no Twitter, o presidente confirmou que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil formalizou Belém como candidata a sediar a COP30, em vídeo juntamente com o governador do Pará, Helder Barbalho.

Barbalho chamou a COP de “maior evento climático do planeta” e disse que Belém abrirá suas portas para debater a Amazônia, discutir mudanças climáticas e encontrar soluções. 

A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.

Fonte: Euronews G1

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos