Baía de Guanabara recebe sistema de monitoramento ambiental

Guanabara

Subsistema de Monitoramento Ambiental (SMA) foi implementado na Baía de Guanabara em dezembro pela PortosRio

A PortosRio Autoridade Portuária instalou, no último mês de dezembro, estações meteorológicas, maregráficas e oceanográficas, em diversos pontos da Baía de Guanabara, com o objetivo de implementar o Subsistema de Monitoramento Ambiental (SMA) nos Portos do Rio de Janeiro e de Niterói.

De acordo com a concessionária, foram instaladas 10 estações, conforme projeto elaborado pela empresa contratada Precursore, após um convênio firmado entre a Autoridade Portuária e o Comando de Operações Navais (ComOpNav).

Já a instalação na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, teve base em um Termo de Cessão em Condições Especiais, bem como uma boia meteo-oceanográfica fundeada nas proximidades da Ilha do Pai. 

Dados abertos no site

Guanabara
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da PortosRio, Carlos Cerveira, apesar da plataforma SISMO ser de acesso restrito, a PortosRio irá disponibilizar, em seu site, dados abertos para uso das comunidades marítima e científica, sendo possível visualizar as informações em tempo real, bem como realizar o download de dados históricos. 

Estão previstas também a condução do Plano de Treinamento e Qualificação dos empregados da PortosRio no acesso aos dados dos equipamentos utilizados nas estações do SMA e a Operação Assistida, que compreende um conjunto de atividades como treinamento e capacitação das equipes responsáveis pela operação dos portos.  

Integração dos dados

Porto
Foto: PortosRios

Das dez estações de coleta de dados instaladas, seis são de responsabilidade da PortosRio, duas de responsabilidade da Rio Brasil Terminais e outras duas sob a responsabilidade do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SIMCosta), ficando a cargo da PortosRio a integração de todos os dados ao SMA.  

O SMA faz parte do sistema VTMIS, cuja implantação está em andamento nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói, visando, além do monitoramento ambiental, principalmente prover informações de auxílio à navegação para aperfeiçoar a segurança aquaviária.

Além disso, visa aumentar a eficiência operacional dos terminais, dentre outros objetivos.

O SMA foi integrado ao software de calado dinâmico ReDRAFT, utilizado pela Praticagem-RJ e em implantação pela PortosRio, com o objetivo de aumentar o calado operacional máximo utilizado no Porto do Rio de Janeiro, sem prejuízo à segurança da navegação.  

Fonte: PortosRio

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos