Paisagens de tirar o fôlego e contato com natureza exuberante são marcas do Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca cobre cerca de 3,5 % da área do município do Rio de Janeiro. Apesar de ser o menor parque nacional do Brasil, é o mais visitado do país, com aproximadamente 2 milhões de visitantes por ano.
O parque está localizado na porção central do município, e, por não possuir território contínuo, está misturado à área urbana da cidade.
Cartão Postal

Dividido em três setores de visitação – Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea – o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, bem como trilhas e outras atividades.
Entre os famosos cartões postais do país, o parque abriga Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, a Vista Chinesa, Pedra da Gávea, Parque Lage e Paineiras.
O Parque Nacional da Tijuca apresenta uma biodiversidade significativa, com 1619 espécies vegetais, sendo que destas, 433 estão ameaçadas de extinção.
É possível observar no Parque espécies como por exemplo o ipê-amarelo, o jequitibá, orquídea, entre outras.
Fauna

O Parque Nacional da Tijuca possui uma fauna relevante tanto de invertebrados (platelmintos, moluscos, anelídeos e artrópodes) quanto de vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).
Os animais invertebrados possuem um importante papel no ecossistema, contribuindo para a decomposição de matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes, realizando a polinização das plantas para produção de frutos e atuando como elementos fundamentais na cadeia alimentar.
Os vertebrados são fundamentais para o equilíbrio ecossistêmico e para a manutenção dos processos ecológicos, interagindo de forma complexa com o ambiente e os seres vivos.
A fauna de vertebrados no Parque Nacional da Tijuca é relativamente diversa e inclui espécies de mamíferos de médio porte, répteis e espécies de pequeno porte como anfíbios e aves.
Atrativos

Além de toda beleza natural, o Parque Nacional da Tijuca oferece ainda diversos atrativos para seus visitantes.
Como por exemplo, corrida ao ar livre, rapel, voo livre de asa delta, ciclismo, caminhada em trilhas e observação de aves.
Ainda para os amantes de aventuras, os banhos em refrescantes cachoeiras e escalada.
Além disso, são inúmeras áreas de contemplação que o Parque possui, entre elas, o morro do Corcovado, onde se encontra o monumento do Cristo Redentor, considerado uma das setes maravilhas do mundo moderno.
Destaque para o Circuito dos Picos, de onde o visitante tem as mais belas imagens da cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Parque Nacional da Tijuca