Pneus com casca de arroz foram produzidos pela Goodyear e possui 90% dos componentes considerados ecológicos
A Goodyear apresentou seu novo modelo de pneu fabricado com casca de arroz, e outros materiais sustentáveis em sua composição.
O produto já passou por todos os testes para circular nas ruas e estradas e deve estar disponível comercialmente ainda neste ano. Além disso, 90% dos componentes são considerados ecológicos.
Fabricação sustentável
Ao todo, são 17 ingredientes utilizados na fabricação. O novo pneu apresenta quatro tipos de carbono que são produzidos a partir de matérias-primas de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise.
De acordo com a empresa, essas tecnologias visam emissões reduzidas, circularidade e o uso de carbonos de base biológica, ao mesmo tempo em que oferecem melhor desempenho.
A estimativa é que ele seja capaz de rodar até 500 mil km, muito acima dos 60 mil km de vida útil dos tradicionais.
Casca de arroz
O novo pneu inclui uma sílica produzida a partir de resíduos de casca de arroz, um subproduto do processamento do cereal que geralmente é descartado e colocado em aterros sanitários.
O óleo de soja tem papel de destaque no novo modelo da fabricante, já que ajuda a manter o composto de borracha do pneu flexível em mudanças de temperatura.
O derivado do grão é um recurso de base biológica que ajuda por exemplo, a reduzir o uso de produtos provenientes de petróleo.
O composto é obtido porque, enquanto quase 100% da proteína de soja é usada em aplicações de alimentos e de ração animal, sobra um excedente significativo de óleo disponível para uso em aplicações industriais.
Economia de combustível
Da mesma forma, o modelo foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado aos tradicionais.
De acordo com a empresa, isso significa que o produto tem potencial para oferecer maior economia de combustível e uma menor emissão de carbono.
Com esse e outros projetos, a empresa continua em busca de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030.
Atualmente, oito linhas de produtos e alguns pneus de corrida da marca incluem óleo de soja na composição.
A Goodyear informou que o poliéster utilizado no novo modelo não leva produtos á base de petróleo. Assim, como alternativa sustentável foi adotada o uso de resinas biorrenováveis de pinheiro.
Fonte: Canal Rural