Desfile de uniformes recicláveis promete impulsionar o trade da moda do Rio de Janeiro com conceitos de economia circular e sustentabilidade
A Enel Distribuição Rio, promove um desfile no Rio de Janeiro, com roupas produzidas com a reciclagem de uniformes de seus colaboradores.
Segundo a empresa, a iniciativa da reciclagem surgiu quando ao analisar toda a operação da Enel, foi identificado que os uniformes em bom estado poderiam ter um destino diferente. Foi nesse momento que surgiu a ideia de se revitalizar esses materiais e transformá-los em novas peças de roupas.
Dessa atuação com foco na sustentabilidade e no conceito de upcycling, ou seja, basicamente dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original.
Da reciclagem dos uniformes, surgiu a Coleção Energia. O projeto integra o programa “Enel Compartilha Empreendedorismo” e é realizado nas três distribuidoras da Enel no Brasil: Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.
Programação multiplataforma
No Rio, a Coleção Energia está sendo realizada em parceria com o IED (Istituto Europeo di Design). O IED ficou responsável pelo design das peças e por capacitar algumas costureiras do programa ‘Enel Compartilha Empreendedorismo”.
A Enel ainda está patrocinando a segunda edição do ID:Rio, com início nesta quinta-feira (26) com o objetivo de promover a criatividade do trade da moda no Estado do Rio de Janeiro, além de fortalecer conceitos de economia circular e sustentabilidade.
A programação é multiplataforma e reúne shows, desfiles, jornada de conhecimento, exposição, podcasts, feira de design, moda autoral e gastronomia.
Entre os dias 26 e 29 de janeiro, as atividades concentram-se em três pontos diferentes de Niterói: na Arena Cantareira, na Praça Zumbi dos Palmares e na Sala Nelson Pereira dos Santos.
Desfile de uniformes reciclados
O desfile colaborativo da coleção Energia Enel Brasil acontece na Arena Cantareira.
A coleção é fruto de uma parceria entre costureiras de grupos produtivos apoiados pela Enel por meio do programa “Enel Compartilha Empreendedorismo” e alunos do Instituto Europeu de Design do Rio (IED Rio).
As peças foram confeccionadas a partir do reaproveitamento de uniformes antigos da distribuidora que seriam descartados.
A assessoria de imprensa da ENEL, informou ao Portal Sustentabilidade que em 2022, deixaram de ser enviados para aterros sanitários, 200 lonas de banners e 304 kits de uniformes.
Toda a renda obtida com a comercialização das peças é revertida aos grupos produtivos que integram o programa Enel Compartilha Empreendedorismo.
Sustentabilidade
Ainda no programa “Enel Compartilha Empreendedorismo” é feito o reaproveitamento de fios e cabos da rede elétrica para confecção de biojóias e esculturas para decoração.
Da mesma forma, banners de eventos também são reaproveitados para confecção de bolsas e nécessaires.
Além disso, com o programa de reciclagem Ecoenel, os clientes recebem bônus na conta de luz mediante a entrega de materiais recicláveis nos ecopontos espalhados na área de concessão.
Com expectativa de receber 9 mil visitantes, a segunda edição do ID:Rio acontece em Niterói e na capital fluminense. As inscrições para participar das atividades do ID:Rio devem ser realizadas na plataforma Sympla, nesse link.
Toda a programação de palestras, desfiles e shows será transmitida ao vivo no canal do ID:Rio no
YouTube.
Baseados nos pilares da Economia Circular, a Enel promete um compromisso com um desenvolvimento mais sustentável e com a transição da economia linear para a circular faz parte de suas diretrizes internas, que repercutem nas ações externas e no relacionamento com os clientes e comunidades.
A segunda edição do festival ID:Rio tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.