Município de Sobral no Ceará ganha triciclos elétricos para coleta seletiva

triciclos

Serão ao todo 22 triciclos elétricos foi entregue para uma associação no município de Sobral no Ceará

O município de Sobral, no Ceará, implementou triciclos elétricos para facilitar o trabalho das cooperativas e associações na coleta seletiva na cidade.

Na última terça-feira (24/01), a secretária Marilia Ferreira Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente) entregou à Associação Força de Vida, que opera na Central Municipal de Reciclagem (CMR) do bairro Sinhá Saboia, o primeiro triciclo elétrico de carga com caçamba que será utilizado no sistema da coleta seletiva de Sobral, adquirido por meio do Fundo Socioambiental do Município de Sobral (FUNSAMS).

Ainda são esperados outros 21 triciclos, que serão adquiridos pela prefeitura municipal, conforme anunciado pelo prefeito Ivo Gomes em suas redes sociais.

Melhores condições de trabalho para catadores

triciclos
Foto: PMSOBRAL

Com previsão de chegada para o mês de fevereiro, os 21 veículos serão cedidos aos catadores de materiais recicláveis associados, que operam nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs).

O investimento é superior a R$ 817 mil, de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol).

A aquisição dos triciclos elétricos está amparada pela Política Municipal de Resíduos Sólidos, instituída por meio da Lei 1789/2018.

De acordo com a coordenadora do Prodesol, Fernanda Fernandes, a Prefeitura de Sobral adquiriu os triciclos elétricos com o objetivo de implementar o programa de coleta seletiva ReciclaSol e, além disso, ressignificar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis associados, impactando diretamente na geração de renda desses trabalhadores.

Os triciclos elétricos serão utilizados na coleta do material reciclável depositado nas ilhas ecológicas, estruturas metálicas que servem como pontos de entrega de plástico, papel, metal e vidro.

Projeto socioambiental

coleta seletiva
Foto: PMSOBRAL

A triagem dos materiais acontecerá nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), com participação das associações dos catadores e catadoras dos bairros Dom José, Sinhá Saboia e Expectativa, bem como da Associação dos Agentes Ambientais da Região Leste de Sobral, distrito de Aracatiaçu.

Em 2022, as CMRs receberam 144,8 toneladas de resíduos, sendo a comercialização destes materiais a principal fonte de renda para as 87 famílias de catadores associados.

O projeto tem o envolvimento direto das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA), da Conservação e Serviços Públicos (SESEP) e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), além da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

Estiveram presentes na entrega do primeiro veículo, representando a SEUMA, Lívia Souza, coordenadora socioambiental do Prodesol; Neidiane Mesquita e Cirliane Viana, coordenadoras administrativo financeiro e da Gestão Integrada de Resíduos, respectivamente, da SESEP; e Joselito Silveira, diretor da Política Ambiental da AMA.

Com informações de Lívia Souza, coordenadora socioambiental do Prodesol

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos