Empresa privada capacita mulheres para a produção de ecobags com sacos de cimento e incentiva práticas sustentáveis
Mulheres na região administrativa de Fercal, no Distrito Federal estão recebendo capacitação para a produção de ecobags com sacos de cimento.
O projeto tem como objetivo capacitar e incentivar a reciclagem.
Renda com sacos de cimento
Até o mês de fevereiro, oficinas estão sendo realizadas na comunidade de Boa Vista e no dia 31 uma nova será aberta para mulheres que vivem na região.
O foco é na produção de ecobags, bolsas que podem ser reaproveitadas várias vezes, evitando o uso de sacolas plásticas, que estão em processo de proibição no Distrito Federal em razão de uma lei aprovada pela Câmara Legislativa.
A matéria prima das ecobags tem origem em sacos de cimento. A iniciativa tem o apoio e a coordenação do Sebrae, em parceria com a Administração da Fercal.
Fornecimento de materiais
A Ciplan Cimento fornece as máquinas de costura e todos os insumos necessários para a produção, e compra aproximadamente 50 sacolas por mês que são utilizadas na entrega dos uniformes de cada novo colaborador da empresa.
O trabalho de confecção é totalmente manual e artesanal e através deste projeto a cimenteira pretende fomentar o desenvolvimento econômico das famílias que moram próximas à sua matriz.
De acordo com a gerente de Meio Ambiente da Ciplan, Maria Teixeira, o investimento já está rendendo frutos.
“A educação ambiental, aliada à sustentabilidade, é um trabalho de formiguinha de todos nós. Somos uma empresa que trabalhamos com visão de futuro. Lançamos este projeto quando nem se falava em proibir no Distrito Federal as sacolas de plásticos em supermercados e comércio em geral”, relata Teixeira.
Descarte de sacos de cimento
Os sacos de cimento, na maioria dos casos, são queimados ou dispostos como lixo domiciliar, o que é classificado como disposição inadequada, causando um impacto ambiental, no solo e nos lençóis freáticos, tanto pelas cinzas, quanto pelos restos de cimento que ficam presos ao saco.
De acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA 307/02, (Art. 3º – II – Classe B – São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.). O saco de cimento é classificado como um dos materiais que não podem ser reciclados para uso dentro da própria obra, não possui reutilização.
Por isso a elaboração do PGRCC para o correto gerenciamento na construção civil, devido ao potencial gerador desse resíduo, que pode causar um grande passivo ao meio ambiente.
Fonte: Correio Brasiliense